Atemporal: Carolina Maria de Jesus, Multiartista e voz da periferia

Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros em exibição no IMS. Foto: Letícia Soares Barbosa

O conjunto de obras Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros está em exibição no Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo, até o dia 23 de março de 2022. A exposição conta com obras contemporâneas que dialogam com temas abordados por Carolina, como as relações sociais, a ocupação de espaços públicos e o direito à cidade. Artistas que viveram na mesma época da escritora e nomes atuais estão distribuídos por todos os espaços do IMS.

A multiartista Carolina Maria de Jesus é internacionalmente conhecida por sua obra Quarto de despejo, publicada em agosto de 1960, onde a autora faz relatos da favela sobre a favela e de sua vida como mãe solo. Carolina foi uma compositora, cantora e artista circense que retratava em suas obras temas como o cotidiano na periferia e questões sociais do Brasil.

Em cada andar do prédio, cada obra reconta a história do Brasil e desperta a curiosidade do espectador. Bandeiras nacionais resignificadas estão penduradas no teto: uma feita de cobertores de resíduos de materiais reciclados, outra dourada com uma estrela vermelha contendo no centro lábios que representam a negritude brasileira e, por fim, nas cores rosa e verde com os escritos “indios, negros e pobres” em sua faixa branca, a obra de Leandro Vieira para o desfile da escola de samba Primeira da Mangueira em 2019. Bandeiras que exibem o país marginalizado que ainda busca espaço em meio a sua pluralidade.

Uma bandeira feita com 504 esponjas de cozinha usadas, sustentadas por 6 rodos, intitulada Bandeira Nacional (2021), de Desali, sob a frase “…O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome também é professora.” da obra Quarto de despejo, combinam a exibição da mão de obra de milhares de mães de família que chefiam e sustentam suas casas e a ausência de um governo que saiba das verdadeiras necessidades de seu povo.

Bandeira Nacional (2021), de Desali. Foto: Letícia Soares Barbosa

Frases da escritora Carolina Maria de Jesus nos halls de escadas despertam a inquietude a respeito da desigualdade econômica e ineficiência política de sua época que percorreu os anos até a atualidade: “O maior espetáculo para o pobre da atualidade é ter o que comer em casa”; “Um homem violento arbitrário e agitador não deve ser eleito para dirigir um país”; “Se o homem tivesse possibilidades de dominar o sol, venderia o seu calor”; “Deus criou o mundo, o homem criou o comércio, surgiu a desigualdade”, dentre outras frases da obra atemporal exibida.

Frases da escritora Carolina Maria de Jesus nos halls de escadas do IMS

Em vídeo de Maria Clara Villas, o curador da exposição, Hélio Menezes relata que, em trabalho com conselheiros, chegou-se à conclusão de que foi criada uma narrativa de subalternidade sobre a artista Carolina Maria de Jesus, com estereótipos negativos que mostram uma escritora favelada, e que hoje foi ressignificada. Em paralelo, a vaidade e influência da autora foi pouco divulgada na época, cabendo a exposição trazer à tona a mulher excepcional que foi Carolina.

A exposição com curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto além de exaltar a imagem e memória de Carolina Maria de Jesus, é carregada de críticas e do desejo de diversos artistas em catalisar a inquietação do público sobre questões ainda vigentes de injustiças sociais, problemas com dimensões políticas, em um país marcado pela manutenção de desigualdades.

Melíssa Vitoriano

Estudante de jornalismo, nascida em Botucatu. Tive uma breve experiência com a redação de revistas. Hoje no endomarketing, procuro a criatividade e inovação a todo momento.

Você pode gostar também