NBA House encerra edição 2022 com sucesso e comemoração em São Paulo

Evento durou quase três semanas e contou com exibição dos jogos das finais do campeonato assim como ativações temáticas para os fãs.

NBA (National Basketball Association) , a maior liga de basquete internacional fundada na cidade de Nova York, completa 75 anos de existência e a cada ano aumenta em percentual de popularidade no Brasil. O país conta com torcedores de diferentes times, fã clubes, admiradores do esporte e atletas que sonham em, um dia, fazer parte do seleto grupo de jogadores com maior prestígio e salário do cenário esportivo.

Totem localizado na entrada do evento celebra o aniversário da NBA. Foto: Victoria Cattony.

A NBA House, que comemora sua sexta edição neste ano, é o evento que consagra essa fama e serve como porta de entrada para muitos que ainda não conheciam o esporte passem a apreciá-lo. A experiência imersiva inaugurou no dia 02 de junho e se estendeu até o último domingo (19). A visitação do público dividiu-se em duas opções de convites: a primeira, chamada de Fan day era destinada apenas a interação com as ativações dos patrocinadores com brincadeiras, videogames e recreação, enquanto a segunda, Game day, foi marcada pela transmissão dos jogos das finais do campeonato que totalizaram cinco partidas, consagrando Golden State Warriors campeão sobre o Boston Celtics.

Leonardo Alves, jornalista e criador de conteúdo ligado ao basquete, aponta a importância do evento que ocorreu no estacionamento do shopping Eldorado em São Paulo para a disseminação do esporte no país: “A NBA House traz não só público que ama basquete, mas também aquele que está conhecendo e fica admirado por outros aspectos que não apenas do jogo. Até mais que sobre basquete, ela traz elementos de entretenimento e cultura, o que é importantíssimo para engajar um público novo”. Ele também avalia a festa como um ‘show à parte’, tamanha sua organização.
Durante a pandemia de COVID-19, a ‘House’ realizou duas edições de modo virtual, nos anos de 2020 e 2021, e voltou agora em junho no modelo presencial com tudo para agradar os fãs e celebrar o aniversário de 75 anos da Liga. Estima-se que mais de 40 mil visitantes estiveram no evento e puderam participar das atividades, deixando a casa lotada tanto em dias de jogos, quanto em Fan days. Além das ativações temáticas, havia uma loja com produtos oficiais, locais para tirar fotos com artigos memoráveis como uma réplica do o Larry O’Brien, troféu da competição, telão para acompanhar a recreação, DJs, brindes e videogames para a diversão de todos.

A cada dia do evento, personagens famosos marcaram presença, como Marcos Mion, Ricardo Bulgarelli, Lucarelli, Oscar Schmidt, Janeth Arcain, dentre outras feras. Em um espaço destinado aos criadores de conteúdo e estúdios da ESPN e NBA Brasil diversas transmissões ao vivo, lives, gravações de podcast e mais interações ocorreram. Podpah Podcast, Live Basketball BR e mais utilizaram as salas e levaram material aos seus fãs.

A casa teve diferentes patrocinadores, sendo eles Ruffles, Sadia, Budweiser, Subway e Gatorade. Estes possuíam ativações específicas com espaço para que os fãs pudessem se divertir, receber os brindes e realizar cadastro no sistema de cada marca para que acumulem consumidores.

Lucas Nogueira, estudante universitário e fã do esporte, esteve presente em um Fan day e comentou sobre a necessidade de se continuar promovendo eventos como esse e divulgando o basquete em solo nacional: “É muito bom para o basquete ter esse tipo de festa. Todos os anos em que realizaram, acertaram na divulgação e para quem não conhecia o mundo da NBA foi uma excelente porta de entrada. Além disso, serviu como uma motivação para aqueles que curtiam e não estavam acompanhando mais voltarem a assistir as transmissões e se interessar”.

Além dos visitantes pagantes, a House recebeu em torno de 4 mil crianças estudantes de escolas públicas do estado de São Paulo. A iniciativa busca disseminar a cultura do basquete entre as comunidades e público jovem, afim de aumentar a popularidade do esporte nessa faixa etária. Para Leonardo Alves, as medidas tomadas pela NBA são importantes para que se fomente uma cultura ‘basqueteira’ no Brasil e, com isso, cresça a visibilidade do esporte praticado aqui.

Com o número considerável de fãs e visitantes, acredita-se que a NBA House realize mais edições durante os finais de temporada da liga e siga impressionando a todos com sua organização e festas. Leonardo finaliza comentando sobre a importância da regularidade na realização do evento: “Com certeza esse retorno presencial gerou um impacto na disseminação do esporte. Trouxe um público novo. Fora que as pessoas que não conseguiram ir se mobilizam ainda mais para ir na próxima temporada. Gerar uma espécie de regularidade no evento traz ainda mais credibilidade. Vai ser algo para marcar no calendário, o que é sempre bom”.

Victoria Cattony

Paulistana, 22 anos, estudante de jornalismo na Unesp Bauru. Atuou em projetos de extensão universitários na produção, roteirização, locução e edição de podcasts, comunicação externa de ONGs, redação no Jornal Granja News e atualmente cumpre período de estágio na área de redes sociais da ESPN Brasil. Adaptável a qualquer área de atuação ligada ao jornalismo, proativa, comunicativa, disposta a aprender e se desenvolver profissionalmente. Inglês e espanhol a nível intermediário. Domínio de ferramentas de edição de áudio, vídeo, imagem e WordPress, além de plataformas de controle de audiência e dados.

Você pode gostar também