Escreva para pesquisar

Bauru consegue liminar e participará da 61ª edição dos Jogos Regionais

Compartilhe

 

A cidade não se inscreveu dentro do prazo e conseguiu reverter na justiça e garantir a participação nos Jogos Regionais

Por Bruna Moura 

divulgação semel Ricardo Ursulino

SEMEL entrou na justiça para participar nos Jogos Regionais  (crédito: Ricardo Ursulino).

Era dúvida até ás 17h00min horas de hoje, segunda feira (10), se Bauru disputaria a edição 61ª dos Jogos Regionais, que será realizada entre os dias 20 e 30 de julho na cidade de Lençóis Paulista, localizada a 47 km da cidade.

Bauru não conseguiu realizar a inscrição dentro do prazo, 15 de março a 30 de julho, e com isso corria o risco de não disputar o torneio no ano de 2017. Segundo a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), a inscrição não ocorreu, pois o funcionário responsável por essa atividade, habilitado nessa função há mais de 8 anos, e única pessoa que continha a senha do sistema para realizar a inscrição, esqueceu e perdeu o prazo final para inscrever a cidade.

A cidade levou o problema à justiça, para tentar reverter a situação e participar da competição, que é uma das mais importantes do ano. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (Selj) informou em nota que Bauru recorreu a entidade para aumentar o prazo de inscrição. “A Prefeitura de Bauru recorreu à Selj para tentar flexibilizar o prazo de inscrições, o que é vetado pelo regulamento da competição. Com isso, o município não participa desta edição do torneio, assim como da 81ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barione. A Selj lamenta o ocorrido e esclarece que não há punição prevista nesse caso”.

Enquanto a SEMEL tentava reverter à situação, as modalidades bauruenses seguiram treinando e vivendo na expectativa se participariam da competição ou não. Além disso, caso a situação não fosse revertida, a cidade ficaria de fora da 81ª edição dos Jogos Abertos, já que os regionais são classificatórios para os Jogos Abertos do Interior.

Porém na tarde de hoje, segunda feira (10), o presidente da Câmara, Sandro Bussola, informou durante a sessão legislativa que a Prefeitura de Bauru conseguiu liminar na justiça para participar do 61ª Jogos Regionais em Lençóis Paulistas. O juiz da 16ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo concedeu a liminar autorizando a participação da cidade. Com isso a Secretária Estadual de Esportes tem um prazo de 24 horas contadas da intimação da decisão para disponibilizar o formulário de preenchimento de inscrição em seu site.

Apesar do feito, a grande dúvida que ronda os bastidores esportivos da cidade permanece: a perda do prazo de inscrição foi proposital ou apenas erro e falha humana? Há quem diga que a cidade não se inscreveu para cortar gastos, tem outra vertente que defende um boicote do funcionário responsável a atual gestão, e a terceira e mais aceita é a do erro e confusão do funcionário com os prazos.

Boatos a parte, a atual gestão da SEMEL, que tem como secretário Luis Francisco Faustini e a diretora de esportes Maria Amélia Theodoro, estão empenhados desde que assumiram a entidade no início do ano. Estimulando várias modalidades de alto rendimento que não possuíam time, como o basquete feminino, damas e badminton a voltarem a competir e desenvolver o esporte em Bauru.

Jogos Regionais

Os jogos regionais surgiram em 1950 na cidade de Presidente Prudente, com o objetivo de revelar novos talentos esportivos. Naquela época já existiam outros campeonatos regionais com a finalidade classificatória para os Jogos Abertos. A denominação oficial só foi intitulada em 1956.

Os jogos regionais são disputados pelas representações municipais do Estado de São Paulo e realizados anualmente pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (Selj). A competição é realizada em 8 regiões esportivas. A 1ª é formada por municípios da Grande São Paulo e do Litoral Sul; a 2ª é a região de São José dos Campos, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Litoral Norte; a 3ª é a região de Bauru, formada por municípios da região de Bauru, Botucatu, Piracicaba, Lins e São Carlos; a 4ª é formada por municípios da região de Campinas, Mogi Guaçu, Rio Claro, São José do Rio Pardo e São João da Boa Vista; a 5ª é a região de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara; a 6ª de São José do Rio Preto e Araçatuba; a 7ª por Marília, Ourinhos, Presidente Prudente e Assis; e a última, a 8ª região é formada pelos municípios da região de Sorocaba, Tietê, Itapeva e Avaré.

new-piktochart_23376660_9e6a21b025cb64ab13dd27ad5d1d8cce35f03aac

Fonte: Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (arte: Bruna Moura).

Ao total são disputas 26 modalidades em 10 dias, e são elas: Atletismo, Atletismo Paralímpico, Basquetebol, Badminton, Biribol, Bocha, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Malha, Natação, Natação Paralímpica, Skate, Taekwondo, Tênis de campo, Tênis de mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez.

A região de Bauru é uma das mais competitivas, a cidade entra para brigar pelo título de campeão geral e a disputa é acirrada todo o ano com Piracicaba (maior campeã) e Botucatu.

Em 2016 os jogos não ocorreram para a terceira região esportiva, pois Pirassununga, até então cidade-sede daquele ano, desistiu de sediar a competição faltando um mês para os jogos. A cidade oficializou a desistência no dia 17 junho, e os jogos estavam marcados pra começar no dia 12 de julho, portanto, não houve tempo hábil para escolher outra cidade-sede. Após ficar um ano sem sua realização, os Jogos Regionais da terceira região esportiva volta com força total e será disputada em Lençóis Paulistas entre 20 a 30 de julho.

Tags::
Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam quis venenatis ligula, a venenatis ex. In ut ante vel eros rhoncus sollicitudin. Quisque tristique odio ipsum, id accumsan nisi faucibus at. Suspendisse fermentum, felis sed suscipit aliquet, quam massa aliquam nibh, vitae cursus magna metus a odio. Vestibulum convallis cursus leo, non dictum ipsum condimentum et. Duis rutrum felis nec faucibus feugiat. Nam dapibus quam magna, vel blandit purus dapibus in. Donec consequat eleifend porta. Etiam suscipit dolor non leo ullamcorper elementum. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Mauris imperdiet arcu lacus, sit amet congue enim finibus eu. Morbi pharetra sodales maximus. Integer vitae risus vitae arcu mattis varius. Pellentesque massa nisl, blandit non leo eu, molestie auctor sapien.

    1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *