Escreva para pesquisar

Conheça mais sobre a Rússia, o país sede da Copa do Mundo 2018

Compartilhe

Além de ser a sede do maior evento futebolístico do mundo, a Rússia também chama a atenção por seus belos pontos turísticos, aliando história a um belo destino de férias
A cada quatro anos, um dos maiores eventos esportivos do mundo contagia a todos com grandes expectativas, afinal, a Copa do Mundo reúne grandes delegações que lutam pelo o sonho de ser considerados os melhores no futebol. Em 2018, o país sede da Copa é a Rússia, e todas as atenções estão voltados a ela. Conheça mais sobre os anfitriões dessa competição:
russia-kremlin-getty
 

Muito mais do que socialismo e união soviética

Quando falamos em Rússia, é muito comum que todos resgatem na lembrança aspectos envolvendo a União Soviética e todo o período em que o império russo se definiu como socialista. Entretanto, desde o final da União Soviética, com o fim da Guerra Fria, o país é considerado uma democracia capitalista e os traços comunistas ficaram apenas na lembrança e na construção história russa. De acordo com o professor de Direito Internacional da FAR, Eriberto Góes, o mercado russo se abriu no final dos anos 90 e isso iguala o países em níveis tecnológicos, políticos e até mesmo na globalização: “Mesmo em 2018, ainda existem pessoas que evitam o turismo à Russia, por ainda acreditarem que encontrarão estruturas precárias no país, mas isso não poderia ser mais errôneo. A Rússia é um dos maiores países do mundo e merece a devida atenção que está recebendo de turistas do mundo inteiro agora com o destaque da Copa do Mundo”, enfatiza o professor.

É só Moscou e São Petesburgo?

As cidades mais conhecidas da Rússia são Moscou e São Petesburgo, mas elas não representam toda a capacidade de turismo que o local abriga. Sendo o maior país do mundo, a Rússia conta com mais de 17 milhões de quilômetros quadrados e tem quase o dobro de tamanho do país que ocupa o segundo lugar da lista, o Canadá. Uma grande parte do continente asiático e europeu estão na Rússia,  o que abre espaço para desmistificar outro aspecto que também está no imaginário popular: o do frio russo. É claro que existem regiões em que a temperatura chega até à -50ºC, como é o caso da cidade de Oymyakon, considerada a região habitada mais fria da Terra. Entretanto, também existem lugares com temperaturas altas, parecidas inclusive com as do Brasil.
A seleção brasileira de futebol estará hospedada na cidade de Sochi, que faz parte da Riviera Russa. Localizada a costa do Mar Negro, a temperatura da região pode chegar até 35ºC. Com clima tropical, esse destino chama muita atenção daqueles que querem passar longe do frio russo.

sochi

Foto: Sochi/Yahoo Esportes

Por onde posso começar o turismo na Rússia?

Quem for visitar qualquer parte da Rússia precisa ter em mente que todos os lugares pode ser um prato cheio para turistas, isso porque a arquitetura russa abriga uma grande aula de história, cheia de detalhes que merecem ser observados e registrados. Exemplos incríveis são os kremlin, que significa “fortaleza” em russo, e se refere a qualquer complexo fortificado encontrado nas cidades russas históricas. O mais conhecido é o Kremin de Moscou, que também a sede do governo do país. A turismóloga Thaís Freire aponta que, outro local que não deve deixar de ser visitado, é o metrô russo: “As construções do metrô da Rússia são inacreditáveis! Primeiro, porque na época de Stalin, o desejo dele era mostrar toda a exuberância do socialismo através da propaganda arquitetônica, então existe aquele exagero, uma ostentação na construção que nenhum outro lugar no mundo comporta. E, segundo, pela profundidade. As estações de metrô russas também foram projetadas com o intuito de proteger os cidadão de possíveis ataques e bombardeios, já que o clima de guerra sempre esteve muito presente na Rússia”.

A culinária típica

A gastronomia russa é cheia de peculiaridades que também abordam questões históricas. Ainda de acordo com a turismóloga, é comum encontrar uma série de enlatados e comidas defumadas no supermercado, que foram aderidas ao gosto popular por conta dos grandes períodos de guerra, onde não era possível sair de casa para fazer as compras de mantimentos. Os russos também são fãs de pratos com todos os tipos de cogumelos, pois são encontrados em abundância no território russo. Outro ponto da culinária local que merece ser destacado é o grande número de pratos que levam bastante gordura suína, ingrediente utilizado pela maioria das famílias da Rússia.
A chef de cozinha Daniele Noce foi à Rússia gravar um vlog de viagens para o seu canal do YouTube e registrou a experiência de conhecer algumas comidas locais:

Polêmicas no país soviético

Apesar das maravilhas que a Rússia promete para aqueles que desejam visitá-la, um ponto que merece destaque são as contradições em relação ao povo LGBT. Em 2014, foi aprovada a lei que pune qualquer pessoa que ‘incentivar a propaganda LGBT’. A decisão é extremamente polêmica, pois trocas afetuosas entre casais homossexuais em público podem ser consideradas crime, e, por ser muito ampla, a lei permite diversas interpretações, o que faz com o que o país seja visto como homofóbico e gere mais controversas na hora de incentivar o turismo feito por pessoas de outros países.

Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam quis venenatis ligula, a venenatis ex. In ut ante vel eros rhoncus sollicitudin. Quisque tristique odio ipsum, id accumsan nisi faucibus at. Suspendisse fermentum, felis sed suscipit aliquet, quam massa aliquam nibh, vitae cursus magna metus a odio. Vestibulum convallis cursus leo, non dictum ipsum condimentum et. Duis rutrum felis nec faucibus feugiat. Nam dapibus quam magna, vel blandit purus dapibus in. Donec consequat eleifend porta. Etiam suscipit dolor non leo ullamcorper elementum. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Mauris imperdiet arcu lacus, sit amet congue enim finibus eu. Morbi pharetra sodales maximus. Integer vitae risus vitae arcu mattis varius. Pellentesque massa nisl, blandit non leo eu, molestie auctor sapien.

    1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *