Dicas para mulheres que viajam sozinhas

Planejar é o pilar para uma viagem segura e memorável

Por Flávia Gasparini

Mulheres estão cada vez mais viajando sozinhas (Foto: Freepik)

Viajar é uma forma de se empoderar, se sentir livre, aprender lições e conhecer novos cenários, culturas e indivíduos. A possibilidade de desbravar o mundo atrai muitas pessoas e essa aventura pode ser feita com amigos, familiares ou até mesmo sozinho.

Uma pesquisa do Ministério do Turismo (MTur) aponta que o porcentual de mulheres que desejam viajar sozinhas (17,8%) é maior do que o de homens (11,8%). Além disso, de acordo com levantamento feito pela MaxMilhas, site de vendas de passagens aéreas, o número de mulheres que compraram voos individuais para o Carnaval em 2020, cresceu em 8% em relação ao ano de 2019. A ABIPE – Associação Brasileira de Intercâmbio, por sua vez, revelou que 60% dos brasileiros que buscam fazer intercâmbio são mulheres que, em sua grande maioria, querem viajar sozinhas.

Com o passar do tempo, a independência feminina ganhou espaço e força. Em entrevista para o “Dicas de Mulher”, a diretora operacional da Schultz Operadora de Turismo, Maria Santana, salienta que as mulheres ganharam “muita liberdade em todos os âmbitos de nossas vidas e, com isso, o desejo de explorar novos ambientes sem precisar, necessariamente, de alguém que nos acompanhe”.

Mulheres estão cada vez mais viajando sozinhas (Foto: Freepik)

Para que uma viagem ocorra conforme o planejado, é preciso cuidado e tentar obter o maior número possível de informações sobre o destino. A brasileira estudante de medicina no Panamá, Juliana Bullen (22), costuma viajar sozinha ou na companhia de outras mulheres. Para ela, o planejamento da viagem é essencial. “Eu sempre vejo com antecedência tudo que vou fazer, seja os passeios ou o local que vou me hospedar. Gosto de montar um roteiro para não ter perigo ou ser pega de surpresa por algo”, conta.

Além disso, Juliana não deixa de lado os cuidados “básicos” quanto à segurança. “Eu sempre escondo objetos de valor, dinheiro e cartões. Uma boa dica é colocar a bolsa dentro do casaco e evitar locais com pouca movimentação”, indica. Além disso, para evitar transtornos em aeroportos ou rodoviárias, ela sempre sinaliza as bagagens. “Coloco na parte externa da mala muitas fitas coloridas e tecidos que chamem a atenção. Como muitas bagagens são iguais, as cores facilitam na hora de identificar qual é a sua”.

Confira algumas dicas para quem pretende viajar sozinha ou com outras mulheres:

1. Escolha bem o seu destino – Tenha em mente o que você almeja e o que o local tem a lhe oferecer
  2. Planeje com antecedência – Procure informações, valores de passagens, passeios, hospedagem e alimentação
  3. Hospede-se em um local seguro – Leia depoimentos e veja fotos ou vídeos do local. Além disso, caso fique em um hostel, leve cadeados para a sua mala.
  4. Documentos – Procure com antecedência informações sobre o visto e tenha todos os documentos solicitados (como passaporte, visto ou RG) durante a viagem
  5. Não aceite comidas e bebidas de estranhos – A dica parece óbvia, mas muitas mulheres são drogadas e acabam sendo vítimas de abuso, estupro ou tráfico humano. Todo cuidado é pouco! Além disso, evite aceitar itens gratuitos de restaurantes ou bares: há relatos de mulheres que quase foram violentadas pelos próprios atendentes.