Cinema trash: os filmes que de tão ruins, propositalmente ou não, acabam sendo bons
Augusto Junior
Apesar de estarem longe dos holofotes, os filmes trashs fazem sucesso entre os apreciadores dos produtos culturais considerados mais undergrounds. As produções do cinema trash são conhecidas pela sua baixa qualidade técnica e que de tão ruins acabam ganhando destaque. A professora da UFRJ, Mayka Castellano, define esses tipos de filmes como “artefatos da indústria cultural que não atendem aos padrões morais e/ou às normas de qualidade técnica e artística predominantemente valorizadas pela crítica cultural e/ou acadêmica”.
Os produtores desse segmento não estão preocupados com beleza ou histórias romantizadas. As características que carregam é a de serem bizarros, asquerosos ou assustadores. Segundo Castellano, o elemento chave para que um filme seja classificado como trash é que ele não seja aprovado pela maioria, pelo público mainstream. Dentre a minoria que aprova esse tipo de cinema, está o estudante de jornalismo Higor Boconcelo, 21, que defende que “não é qualquer filme de baixo orçamento que pode ser considerado trash, embora todo trash seja de baixo orçamento.”
“Lixo é minha vida” (Divine de Pink Flamingos, 1972)
Higor diz apreciar essas produções por se considerar uma pessoa com um senso de humor bem peculiar. “Gosto de ser surpreendido com a ousadia que o material pode apresentar”, conta o estudante. Bem, ousadia é mesmo o que não falta. Já não bastasse as interpretações e efeitos não-dignos ao Oscar, os conteúdos podem chocar. Em Pink Flamingos (1972), do diretor John Waters, ícone do cinema trash, as cenas vão desde a personagem principal, Divine, comendo um coco de cachorro – não cenográfico- até a cena de um casal fazendo sexo enquanto esmagam galinhas vivas entre seus corpos. O filme custou aproximadamente dez mil dólares, valor relativamente baixo se comparado com as produções milionárias de Hollywood.
O gênero cinematográfico de maior destaque no trash é o terror. Entretanto, acabam mais divertindo e chocando com as suas bizarrices do que dando sustos. No Brasil, José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão, é o principal cineasta responsável por difundir esse estilo. “Acho o trabalho do Zé do Caixão excelente, injustiçado pela crítica de cultura nacional através dos anos, muito elitista e preconceituosa”, diz Higor.
Se você ficou curioso e quer explorar essa vertente do cinema, separamos 10 sugestões dos melhores dos piores filmes:
10- A Camisinha Assassina (Martin Walz, 1996)
Após perder um dos testículos para a temível camisinha assassina, o detetive Luigi Mackeroni tenta eliminar a ameaça de látex, criada por seita de loucos que querem eliminar os tarados de Nova Iorque. Baseado nos quadrinhos de Ralph Konig.
9- Massacre do Micro-ondas (Wayne Berwick, 1983)
Donald é um trabalhador que após matar sua esposa descobre que partes de corpos humanos assados no seu microondas podem ser bem gostosos.
8- O Vingador Tóxico (Michael Herz, Lloyd Kaufman, 1984)
O jovem Melvin, um faxineiro paspalhão, é constantemente desprezado e humilhado pelos frequentadores de uma academia de ginástica, até o dia em que cai num tanque de lixo químico e torna-se o Vingador Tóxico, passando a perseguir gangues e corruptos da cidade.
7- Plano 9 do Espaço Sideral (Ed Wood, 1959)
Uma dupla de alienígenas que estava irritada com as “estúpidas mentes” do planeta Terra faz sua base em um cemitério da Califórnia, pois planejavam através do “Plano 9”, que se refere a um eletrodo de longa distância que é colocado nas glândulas pineal e pituitária dos mortos, criar um exército de zumbis que marchassem para conquistar as capitais do mundo. O fato de ressuscitarem só três mortos não os desencoraja. Jeff Trent um piloto de uma linha aérea que vive perto do cemitério precisa salvar Paula, sua mulher, destes seres.
6- Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (Stephen Chiodo, 1988)
Numa noite de sexta-feira, Mike e Debbie namoram no banco de trás do carro, quando veem uma forte luz que rasga o céu e cai numa clareira. Partem para lá e encontram uma brilhante tenda de circo. São os palhaços assassinos que chegaram do outro mundo.
5- Fome Animal (Peter Jackson, 1992)
Nessa comédia de terror do diretor Peter Jackson, acompanhamos o tímido Lionel em sua desesperada tentativa de arrumar uma namorada enquanto tenta se entender com a mãe dominadora, sua vida se complica ainda mais quando ela se torna um zumbi canibal.
4- Ataque dos tomates assassinos (John de Bello, 1978)
Em um primeiro ataque, uma dona de casa desamparada é atacada em uma cozinha. A polícia começa a investigar e faz uma constatação impressionante: Não é sangue, é suco de tomate. Os tomates crescem indefinidamente e atingem circunferências enormes: atirar com espingardas e outras armas de fogo já não adiantam mais. A situação está saindo do controle em uma área experimental do departamento de agricultura, e a população está com medo.
3- Pink Flamingos (John Waters, 1972)
Divine, musa drag queen, é a estrela deste representante do cinema underground americano. Ela e sua família excêntrica desfrutam o prazer de serem as pessoas mais perversas do mundo, estilo que Divine se orgulha em manter. Isso gera competição e ciúmes envolvendo um casal não menos estranho, que fará de tudo para tirá-la do seu caminho.
2- Uma noite alucinante: A morte do demônio (Sam Raimi, 1981)
Cinco amigos viajam para uma cabana no meio da floresta em busca de diversão, mas acabam encontrando o Livro dos Mortos – Necronomicon – e libertando o Demônio. Agora os amigos de Ash estão se tornando, um a um, zumbis, e ele mesmo deve lutar para sobreviver, em um cenário bizarro e desesperador.
1- Trash – Náusea Total (Peter Jackson, 1987)
A população de uma pequena cidade começa a sumir após a invasão de alienígenas, que vieram ao nosso planeta para estocar carne humana para uma cadeia de fast-food. Cabe a uma organização do governo exterminar esses seres. Este filme gore e trash foi a estréia do diretor Peter Jackson em longa-metragens.