Escreva para pesquisar

NBA anuncia datas e locais dos Global Games 2014

Compartilhe

A pré-temporada contará com 5 jogos em 4 países diferentes
Natália Dário

Há alguns anos a NBA, Liga Nacional de Basquete norte-americana, vem demonstrando seu interesse de se aproximar dos fãs do campeonato ao redor do mundo e também, conquistar mercados econômicos importantes. Dentro dessa intenção, em 2013 foram realizados pela primeira vez os Global Games, que são jogos da pré-temporada ocorridos em outros países, inclusive o Brasil. Apesar de partidas da NBA já terem sido realizadas em solos estrangeiros desde meados de 1980, foi apenas no ano passado que elas ganharam, além de maior destaque, o título de Global Games. “A NBA está em um processo de internacionalização que começou com a entrada do David Stern, ainda na década de 1980, no cargo de comissário geral. Ele massificou a entrada de estrangeiros na Liga, passou a realizar amistosos e, mais recentemente, jogos da temporada fora dos Estados Unidos”, explica o jornalista esportivo João Paulo Benini.

Em 2014 foi anunciada a segunda edição dos jogos internacionais, que contará com 5 cinco partidas envolvendo 7 times, sendo 5 da NBA, em 3 continentes diferentes. Alemanha, Turquia, China e Brasil serão os países anfitriões e os jogos ocorrerão em meados de outubro. O Brasil receberá no dia 11 na HSBC Arena no Rio de Janeiro o duelo entre Cleveland Cavaliers, do pivô brasileiro Anderson Varejão, e Miami Heat, o atual campeão da liga. “A HSBC Arena é o melhor ginásio que temos no Brasil e atende as exigências necessárias para um jogo ‘padrão NBA’. Com o know how de 2013, acredito que os organizadores farão ainda melhor esta vez”, aponta João Paulo.

Infográfico NBA Global Games

No ano passado, o Brasil foi sede da partida entre Washington Wizards e Chicago Bulls. Para João Paulo essa campanha ajuda os amantes de basquete voltarem a frequentar ginásios e a consumir o esporte. “Foi legal [a experiência], porque eles não vieram só com os times, mas também com todo o show que é apresentado nos jogos lá: os mascotes, os acrobatas, as cheerleaders…”, conta o publicitário Alexandre Sueishi que desembolsou cerca de mil reais para se deslocar até o Rio de Janeiro e assistir a partida.

Para João Paulo, a iniciativa de levar o espetáculo da NBA ao redor do mundo é extremamente válida e efetiva. “Para se ter uma ideia, é mais comum os ‘basqueteiros’ saberem informações da NBA do que dos campeonatos jogados aqui [no Brasil]”, comenta. Já Alexandre ressalta que, por causa do alto custo, assistir a um jogo da Liga da Basquete Norte-americana no Brasil não é uma chance para todos e também comenta que a experiência tida no ano passado não anula sua vontade de assistir a uma partida do campeonato em ginásios como o Staples Center ou o Madison Square Garden nos Estados Unidos.

Tags::
Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam quis venenatis ligula, a venenatis ex. In ut ante vel eros rhoncus sollicitudin. Quisque tristique odio ipsum, id accumsan nisi faucibus at. Suspendisse fermentum, felis sed suscipit aliquet, quam massa aliquam nibh, vitae cursus magna metus a odio. Vestibulum convallis cursus leo, non dictum ipsum condimentum et. Duis rutrum felis nec faucibus feugiat. Nam dapibus quam magna, vel blandit purus dapibus in. Donec consequat eleifend porta. Etiam suscipit dolor non leo ullamcorper elementum. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Mauris imperdiet arcu lacus, sit amet congue enim finibus eu. Morbi pharetra sodales maximus. Integer vitae risus vitae arcu mattis varius. Pellentesque massa nisl, blandit non leo eu, molestie auctor sapien.

    1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *