Escreva para pesquisar

São Paulo vira destino turístico para público geek

Compartilhe

Com o segmento se fortalecendo, eventos anuais e lojas dedicadas aos fãs da cultura pop tornam-se parada obrigatória na cidade.

Por Ihanna Barbosa e Jonas Lírio

O Homem-Aranha, o Darth Vader e o Bart Simpson posam para uma foto em frente ao trono de ferro de “Game of Thrones”. Parece começo de piada, mas, para quem visitou a Comic-Con Experience 2015 entre os dias 3 e 6 dezembro, esse era só mais um entre os vários encontros de personagens icônicos da cultura pop e geek. Afeira aconteceu em São Paulo e foi local de adoração para 120 mil fãs de cinema, TV, quadrinhos, literatura de ficção e fantasia, games e música vindos de todo o Brasil. Essa foi a segunda edição do evento, que já faz parte do roteiro turístico nerd de São Paulo.

Organizada pelo Omelete Group, maior portal de entretenimento do país, a convenção veio para “atender à demanda crescente do público brasileiro por um evento de nível internacional que cubra todas as principais áreas do universo pop e geek, capaz de reunir diferentes conteúdos e atrações nacionais e estrangeiras em uma grande celebração da cultura pop”, de acordo com o site oficial do evento. Nos últimos anos, o segmento geek vem ganhando destaque na indústria do entretenimento nacional. Além das bilheterias mais lucrativas, livros (inclua aí os quadrinhos e os mangás), DVDs e blu-rays, roupas e até objetos de decoração viram um aumento na demanda por produtos focados nesse público.

info-geeknerd ok

Os números no Brasil comprovam a demanda: o filme “Vingadores: Era de Ultron”, baseado nos quadrinhos da editora Marvel, tem a maior bilheteria do Brasil em 2015, com R$146.167.000 arrecadados até agora. A série televisiva “The Walking Dead”, adaptação dos quadrinhos de Robert Kirkman, foi o programa mais assistido da TV paga brasileira em 2015, com em média 4,5 milhões de telespectadores por episódio. Os 14 livros da saga “Star Wars” publicados pela editora Aleph já representam 30% do faturamento da empresa, que possui um catálogo de mais de 90 títulos. Em entrevista à Folha, Renan Pizii, proprietário da Iron Studios, loja-conceito de itens colecionáveis, comenta o aquecimento do setor de produtos da cultura pop no país. “Há dez anos, não havia perspectiva, quem estava no mercado, só o fazia por paixão. Hoje, o potencial está consolidado”, diz.

Com as redes sociais e a internet, comunicar-se com o resto do mundo e, assim, ter acesso a diversos tipos de cultura tornou-se algo fácil, a um clique de distância. Apesar de o acesso à internet ter chegado a 50% da população somente em 2015, segundos dados divulgados pelo IBGE, milhares de jovens brasileiros têm acesso à cultura geek. E não é só pelas redes sociais e por sites especializados, o acesso à TV a cabo também aumentou: séries como “The Big Bang Theory”, transmitida pelo canal Warner em versões dublada e legendada colaboram com a popularização do universo geek no Brasil.

Para Vicente Martin, ou Vince Vader para os nerds, professor de criação digital na ESPM (Escola Superior de Propagando e Marketing), os fãs da cultura pop e geek são o principal combustível dessa indústria que cresce no mundo todo. “Sem fã essa indústria não acontece. [Com o aumento desse público,] teremos uma linguagem mais plural dialogando com diferentes tipos de fãs. Essa pluralidade de fãs é o que mantém uma indústria vibrando”, afirma.

Antes poucas e restritas, as lojas especializadas em games e na cultura geek em geral hoje estão presentes em shoppings do Brasil e espalhadas principalmente pelas ruas da capital paulista. Os comerciantes encontraram um público fiel e cada vez mais curioso para consumir tudo o que a cultura geek tem para oferecer e São Paulo tem se tornado um verdadeiro reduto comercial para esse público.

HQs, games, jogos de tabuleiro, estatuetas, produtos licenciados de sagas como “Star Wars” e “Doctor Who”, tudo pode ser encontrado nas lojas Studio Geek, que oferecem canecas, camisetas, cases de celular e outros produtos oficiais;  Geek.Etc, que é a área especializada em games da Livraria Cultura no Conjunto Nacional e possui um importante acervo de HQs; Limited Edition, dedicada a produtos colecionáveis; Comix Book Shop, uma das maiores lojas de HQs do Brasil e que oferece exemplares raros de quadrinhos e mangás.

E não são apenas lojas isoladas, são ruas e galerias inteiras para esse universo. A rua Santa Efigênia, no centro de São Paulo, é o principal centro de comércio de produtos eletrônicos da cidade. Computadores de última geração, jogos e videogames, equipamentos de som e luz e variados tipos de gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis, como smartphones e tablets) encontram-se espalhados por toda a extensão da rua. No bairro de tradição japonesa Liberdade, também na região central da cidade, é possível encontrar diversas lojas de mangás, acessórios temáticos, DVDs, games, bonecos, produções nipônicas, artigos colecionáveis, camisetas e figurinos para cosplay (em que o fã se fantasia para encarnar o personagem de alguma produção que gosta).

Todos esses lugares fazem parte do Roteiro Geek produzido pela prefeitura de São Paulo como parte dos roteiros turísticos temáticos da capital, do qual também fazem parte os roteiros Afro, Arquitetura pelo Centro Histórico, Arte Urbana, O Café e a História da Cidade Criativa, Ecorrural, Futebol, Independência do Brasil e Mirantes. O roteiro, lançado durante a primeira Comic-Con Experience em 2014, reúne pontos de encontros dos nerds paulistanos, como o Parque Ibirapuera – que vira arena de grandes batalhas medievais com os grupos swordplay, com direito até a figurino dos cavaleiros templários e espadas, machados, lanças e armaduras. Cinemas, museus, gibitecas e comic shops também fazem parte do guia, além dos barcades, bares destinados ao público geek inspirados em arcades (os antigos fliperamas). Em São Paulo, há barcades homenageando os filmes do diretor Quentin Tarantino, HQs, jogos de tabuleiros e videogames.

Ao perceber o crescimento desse público na cidade, o mercado respondeu investindo em, além de lojas e produtos especializados, eventos de celebração da cultura pop. São Paulo tornou-se o principal destino de milhares de brasileiro durante o ano. A cidade é sede dos mais importantes eventos geeks da América Latina. Além da Comic-Con Experience, que reúne fãs, ídolos, lojas e empresas (como os estúdios Disney, Warner Bros. e Netflix) em 4 dias de painéis, exposições e atividades, a Brasil Game Show, evento focado no setor de games, traz mais de 250 mil visitantes para a cidade. A Campus Party, maior evento de tecnologia do país, e o Anime Friends, maior evento dedicado a mangá na América Latina, também fazem parte do roteiro Geek de São Paulo.

A onda geek está tomando o Brasil e o mundo. Os nerds não estão mais isolados no intervalo da escola ou lendo gibis com seus poucos amigos. Eles agora representam as maiores bilheterias de cinema e estão entre os livros mais vendidos. São parte do segmento de varejo que mais cresce e suas lojas especializadas são cada vez mais comuns e bem sucedidas. São os responsáveis pelos maiores eventos de São Paulo e agora são oficialmente parte da cultura e do turismo da cidade. Não se assuste se um dia você for almoçar na capital paulista e encontrar Thor, Capitão Jack Sparrow, Sakura, Goku e Darth Vader divindindo uma mesa, são apenas mais geeks que ocuparam a Capital de Panem.

Tags::
Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam quis venenatis ligula, a venenatis ex. In ut ante vel eros rhoncus sollicitudin. Quisque tristique odio ipsum, id accumsan nisi faucibus at. Suspendisse fermentum, felis sed suscipit aliquet, quam massa aliquam nibh, vitae cursus magna metus a odio. Vestibulum convallis cursus leo, non dictum ipsum condimentum et. Duis rutrum felis nec faucibus feugiat. Nam dapibus quam magna, vel blandit purus dapibus in. Donec consequat eleifend porta. Etiam suscipit dolor non leo ullamcorper elementum. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Mauris imperdiet arcu lacus, sit amet congue enim finibus eu. Morbi pharetra sodales maximus. Integer vitae risus vitae arcu mattis varius. Pellentesque massa nisl, blandit non leo eu, molestie auctor sapien.

    1
Artigo Anterior
Artigo seguinte

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *