Escreva para pesquisar

Um paraíso chamado Cancún

Compartilhe

Conheça este refúgio mexicano que cresce em popularidade entre os turistas brasileiros.

Por Juan Jorge, Michele Matos e Natalia Pinhabel

wwwhotelroomsearchnet - cancun

Localizada na península de Yucatán, no estado de Quintana Roo, no México, Cancún é um dos principais destinos turísticos do Caribe. A cidade vive do turismo e se destaca pelo incrível mar azul e pela infinidade de atividades para todos os gostos. É um destino para ir sozinho, a dois ou com toda a família. Apesar da alta do dólar, que hoje está na faixa dos R$ 4,00, cresce o interesse dos turistas brasileiros por Cancún.

Segundo o agente de viagem Ênio Sousa a maior parte dos viajantes procura por descanso. “Em Cancún existe uma grande oferta de hotéis All Inclusive, ou seja, pelo preço da diária você pode comer, beber, fazer algumas atividades em Spas e essa comodidade é muito atraente. Tem pessoas que não tem interesse em procurarem sozinhos, ou nem sabem como começar a procurar por serviços em outros países”, explica.

Além da riqueza natural, há também espaço para visitas históricas, riqueza gastronômica e vida noturna.

Confira a baixo um pouco das atrações de Cancún.

Belas praias

Para o empresário Roberto Cadimio de 42 anos as praias foram o que mais pesaram na hora da escolha pela viagem. “Já viajei para vários lugares, mas sempre foram viagens cansativas, muitas visitas a museus e coisas assim, dessa vez eu queria descanso. Queria deitar numa cadeira e ficar olhando pro mar simplesmente”, comenta.

A cor azulada do mar impressiona qualquer um, as águas vão das mais calmas até as mais agitadas, subindo pela Boulevard Kukulcán – a avenida que percorre toda a zona hoteleira à beira mar. Conforme a quilometragem dessa avenida aumenta, também aumenta a agitação do mar.

A maioria dos hotéis possuí um trecho particular de praia, com suas cadeiras e espreguiçadeiras, alguns mais requintados possuem até garçons atendendo os hóspedes nas areais da praia.

Para quem está fazendo uma viagem mais econômica e ficou hospedado nos hotéis centrais, Cancún oferece diversas praias públicas, em que é possível encontrar turistas e também a população local aproveitando um banho de mar.

12570890_1021541161249334_1103573268_n

Playa del Carmen. (Crédito: Sonhe mais viagens).


Alguns exemplos de praias públicas são:

Playa Tortugas: é uma praia pequena, mas que sempre tem movimento, pois dela saem diversos passeios para as ilhas da região. É coberta por espreguiçadeiras e fica próxima ao centro, sendo de fácil acesso.

– Playa Delfines: é uma praia de águas mais agitadas, usada principalmente para a prática de esportes, como o surf. É uma das praias mais famosas de Cancún pelo seu mirante com uma bela vista.

Chac – mool: É uma praia pública com a entrada mais escondida, por isso é mais vazia, mas compensa a visita pelas belezas naturais.

Vida noturna

Cancún possui uma vida noturna agitada, com inúmeras festas open bar (bebidas incluídas no valor da entrada) e músicas latinas e caribenhas. Um dos bares mais famosos de Cancún é o Coco Bongo, que ficou famoso ao aparecer no filme Maskara (na famosa cena em que ele dança com Cameron Diaz). Um outro atrativo é que a cidade é o destino preferido dos americanos durante o Spring Break (férias da primavera), em que milhares de universitários visitam a cidade procurando diversão.

wwwcancuncombr

Fachada da boate Coco Bongo. (Crédito: Site oficial da cidade de Cancún).

Marina, estudante de 23 anos, visitou a cidade durante um intercâmbio que fez pelo México e aproveitou bastante da vida noturna. “Fiquei uma semana em Cancún, se você quiser tem festas todos os dias, muitas nos hotéis e algumas em bares ou na beira da praia”, conta.

Um jeito bom de saber o que compensa ou não visitar é o aplicativo de smartfone TripAdvisor, lá você tem acesso à avaliação de viajantes, mapas e tudo isso de maneira gratuita.

História

Quem passa por Cancún pode aproveitar para conhecer vários sítios arqueológicos pela região. O México foi o berço das civilizações Maias, Astecas e Toltecas e ao redor de Cancún existem muitas ruínas abertas a visitação. O auge dessas civilizações foi por volta de 1400 d.C. e algumas das impressionantes construções se mantém ainda, algumas beirando o mar do Caribe e cada uma vai revelando a sabedoria maia em várias áreas do conhecimento, como a astronomia, a geometria, a matemática, a engenharia e as artes plásticas. Veja alguns exemplos:

– Chichen-Itzá: é um sítio arqueológico considerado uma das novas maravilhas do mundo. Está a cerca de 200 KM de Cancún e lá pode ser vista a grande pirâmide de Kulkucán, um monumento imponente que era usado pelos Maias para jogos com bola.

National Geographic

Vista da pirâmide de Kulkucán. (Crédito: National Geographic).

Tulum: descoberta em 1841, já abandonada pelos Maias, Tulum foi um importante porto, utilizado principalmente para fins comerciais. Também é possível conhecer ruínas utilizadas pela elite da sociedade Maia, como governantes e religiosos, para suas cerimônias mais importantes.

Cenotes: são grutas, com águas cristalinas e mornas, utilizadas pelos Maias para cerimônias religiosas. Hoje são abertas à visitação e os turistas podem inclusive fazer mergulhos nas águas das grutas.

12540394_1021541174582666_1652022553_n

Mergulho em um Cenotes. (Crédito: Editora Abril).

Nessas atrações é possível fazer visitas guiadas de duas horas de duração e há a presença de muitos comerciantes na região, o que facilita na compra das lembranças para os parentes.

Confira abaixo dicas para aproveitar melhor a viagem:


 
Anota no calendário

Cancún é quente todo o ano, por isso a cidade sempre recebe visitantes. Porém, as estações do México são opostas às do Brasil – quando aqui é verão, lá é inverno. O período de alta temporada é entre dezembro e fevereiro, que é também a época mais cedo por lá. Muitos jovens vão à Cancún entre o mês de março e o início de abril, então, se você procura agito, é o momento certo. Caso queira descanso e sossego, é melhor programar a viagem para outros meses. Existe uma ameaça de furacões de junho a novembro, mas isso não significa que haverá um furacão. Pode ser que tenha, pode ser que não… Vai arriscar?

Entrada liberada

O México não exige visto ou autorização eletrônica para entrar no país, mas é sempre bom ter as reservas do voo e do hotel em mãos.

Vá de busão

Passam ônibus o tempo todo ao redor dos hotéis de Cancún, eles funcionam 24 horas por dia, são fáceis de usar e alguns até possuem ar-condicionado e wi-fi. Para lugares mais distantes como os parques aquáticos e os sítios arqueológicos, você pode alugar um carro. Se preferir ir de táxi, combine o valor da corrida antes de começá-la.

Duas opções na carteira

A moeda oficial do México é o peso mexicano, mas o dólar americano é usado constantemente em Cancún. Muitas lojas da cidade expõem os preços de seus produtos em pesos e em dólares para facilitar. Nossa dica é que você tenha sempre as duas moedas na certeira.

De olha na segurança

Como toda cidade turística, Cancún pode ser perigosa, mas é dado uma maior atenção para a segurança na Zona Hoteleira. A Boulevard Kukulcán, por exemplo, é sempre movimentada e considerada mais segura, então você pode ficar mais tranquilo, mesmo se estiver sozinho durante à noite. Dentro dos hotéis, use sempre cofres para guardar objetos de valor. Já no centro da cidade é recomendável ficar atento com seus pertences. Se você for à praia, leve poucos objetos, assim pode dar um mergulho no mar mais tranquilo.

Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam quis venenatis ligula, a venenatis ex. In ut ante vel eros rhoncus sollicitudin. Quisque tristique odio ipsum, id accumsan nisi faucibus at. Suspendisse fermentum, felis sed suscipit aliquet, quam massa aliquam nibh, vitae cursus magna metus a odio. Vestibulum convallis cursus leo, non dictum ipsum condimentum et. Duis rutrum felis nec faucibus feugiat. Nam dapibus quam magna, vel blandit purus dapibus in. Donec consequat eleifend porta. Etiam suscipit dolor non leo ullamcorper elementum. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Mauris imperdiet arcu lacus, sit amet congue enim finibus eu. Morbi pharetra sodales maximus. Integer vitae risus vitae arcu mattis varius. Pellentesque massa nisl, blandit non leo eu, molestie auctor sapien.

    1
Artigo Anterior
Artigo seguinte

0 Comentário

  1. meloemulkey janeiro 18, 2016

    Não vejo a hora de conhecer… 😀

    Responder

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *