Mensalidades de universidades privadas podem ser financiadas pelo governo
Por Carlos Eduardo Andrade Costa
As inscrições para as vagas remanescentes do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) serão abertas a partir de 6 de outubro e poderão ser realizadas pelo site do Fies (fies.mec.gov.br). O Ministério da Educação (MEC) publicou no último dia 29 o edital com 50 mil vagas para estudantes cursarem a graduação em universidades privadas por meio do programa de financiamento do governo.
As vagas que não foram preenchidas no decorrer dos processos seletivos em virtude da desistência de candidatos e da falta de documentação estão disponíveis neste edital de vagas remanescentes. As vagas de financiamento com juros zero do presente edital só estão disponíveis para alunos com renda mensal familiar de até três salários mínimos.
O estudante que almeja participar precisa realizar a inscrição no processo seletivo, ter feito o Enem a partir de 2010, não ter zerado a redação e ter obtido média aritmética nas provas de pelo menos 450 pontos. Os alunos selecionados poderão fazer um curso de graduação privado que possua avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.