Escreva para pesquisar

Alcoolismo, uma doença que afeta toda a família

Compartilhe

O problema com a bebida não afeta somente o alcoólatra, afeta também família e amigos
1
Por Wanessa Medeiros
Embora o álcool seja uma bebida permitida para sociedade, ele apresenta perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas, como os acidentes de trânsito, a violência doméstica e outros problemas causados devido às alterações físicas e psicológicas causadas pelo excesso de bebida alcóolica.
O alcoolismo é uma doença como qualquer outra e precisa de tratamento especializado, pois não tem haver com o tipo de bebida, a quantidade ou a frequência que a pessoa bebe, mas sim com a necessidade incontrolável que esta possui pelo álcool. Ou seja, sob o efeito da compulsão pela bebida, uma necessidade que pode ser equiparada pela necessidade de comer. Dessa forma, é imprescindível que essa pessoa procure e tenha ajuda de seus familiares, amigos e profissionais especializados.
Em nossa sociedade existe o mito de que um problema com álcool é sinal de fraqueza. Como resultado disso, as pessoas que têm essa doença podem até achar que procurar ajuda é admitir algum tipo de deficiência, o qual deveria se envergonhar. Contudo, o alcoolismo não é uma doença que indique um grau maior fraqueza, é um distúrbio de ordem psicológica que deve ser tratado como qualquer outro problema. De acordo, com a psicóloga Lemi Cassiano, a pessoa alcóolatra “tem dificuldade de lidar com a realidade da própria vida, e encontra na bebida uma fuga dessa realidade e uma maneira de chamar atenção das pessoas para seus problemas que não conseguem ser resolvidos”.
Diante disso, o dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, afeta também sua família e amigos. “É doloroso ver a pessoa se destruindo e não poder ajudar, ela tem que querer seu próprio bem. Lidar com um alcoólatra quando está em crise é muito difícil e requer preparo, devido ao comportamento agressivo que a pessoa apresenta em muitas situações” conta Lenise Wanderley que tem um alcoólatra na família. Dessa forma, o abalo psicológico não fica só por conta do doente, mas também das pessoas que estão ao seu redor.
O envolvimento da família nesse caso é fundamental para o tratamento do paciente; é necessário que busquem orientação de especialistas e que a pessoa doente se submeta a tratamentos de ordem fisiológica e psicológica, ou seja, que seja realizado “além do tratamento de reabilitação e desintoxicação do paciente, uma terapia para que essa pessoa possa aprenda lidar com suas dificuldades internas e questões emocionais e não procure na bebida, um refúgio”, esclarece a psicóloga Lemi.
Vergonha, crítica e indiferença da família agravam ainda mais o quadro da doença, é necessário que se mostre apoio e solidariedade para a pessoa que enfrenta o problema do alcoolismo, pois esta precisa de motivação para querer superar seu problema com a bebida.
Quer saber se você pode ter problemas com bebidas alcoólicas ? Faça o teste!
http://idmed.terra.com.br/especiais/testes/teste-de-alcoolismo.html
 
 
 

Tags::
Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam quis venenatis ligula, a venenatis ex. In ut ante vel eros rhoncus sollicitudin. Quisque tristique odio ipsum, id accumsan nisi faucibus at. Suspendisse fermentum, felis sed suscipit aliquet, quam massa aliquam nibh, vitae cursus magna metus a odio. Vestibulum convallis cursus leo, non dictum ipsum condimentum et. Duis rutrum felis nec faucibus feugiat. Nam dapibus quam magna, vel blandit purus dapibus in. Donec consequat eleifend porta. Etiam suscipit dolor non leo ullamcorper elementum. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Mauris imperdiet arcu lacus, sit amet congue enim finibus eu. Morbi pharetra sodales maximus. Integer vitae risus vitae arcu mattis varius. Pellentesque massa nisl, blandit non leo eu, molestie auctor sapien.

    1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *