Blogs: a profissão do presente

Abundância de seguidores em canais na internet garantem patrocinadores e lucros para seus donos.

Por Carolina Barros e Marina Walder

A utilização das redes sociais como canal para o jornalismo de moda vem aumentando cada vez mais. Novas blogueiras e  vlogueiras nascem todos os dias com o intuito de se tornar o novo sucesso da internet através de suas combinações de roupas e estilo de vida. O público das mesmas cresce em conjunto com essas e já transformou as frases “procura no Google” ou “joga no Youtube” nos mantras mais acessíveis para quem busca praticidade e inspiração na hora de escolher o que vestir ou como aprender a fazer um penteado.

Com tamanha visibilidade e poder de influência os blogs começaram a chamar atenção de outra área de nossa sociedade: a publicidade. Posts patrocinados e vídeos com marketing não são mais novidade e estão presentes em quase todos os blogs/vlogs de sucesso na internet, garantindo a suas autoras que seu canal seja um negócio lucrativo e logo, sua profissão.

A estudante Carolina Macedo (17) possui uma lista dos blogs que mais gosta na sua barra de favoritos da internet e garante que olha pelo menos 8 deles por dia. Descobrir novos jeitos de arrumar o cabelo e pegar ideias para combinar suas roupas é o que mais a motiva a procurar esses canais. “Gosto de inovar e nem sempre sei como. A internet me dá milhares de opções pra isso.Tem muita coisa boa que me ajudou bastante no dia a dia”, completa.

maxresdefault

O vlog Nosso Canal traz vídeos de várias meninas que falam sobre cabelo, maquiagem e variedades (Crédito: reprodução).

Para ser uma blogueira/vlogueira não é necessário ter curso ou conhecimento na área, tudo o que você precisa é de uma conta em uma plataforma. Por causa disso – e também pelo possível lucro – esse novo “mercado” está saturado de perfis novos e velhos e é preciso se diferenciar para se destacar. Nesse contexto pessoas que começaram sozinhas passaram a contratar consultorias que ajudam em tudo: nos textos, nas fotos, na imagem pessoal, nas finanças e no marketing.

Pensando em todas essas coisas e visando o enorme potencial deste campo, as empresas Mundo das Blogueiras e Cinco Entretenimentos organizaram um evento esse ano chamado justamente de “Mundo das Blogueiras” para reunir e discutir essas questões. O mesmo foi realizado dia 8 de novembro no Royal Tulip Hotel em São Conrado – RJ e contou com a presença de grandes celebridades do mundo virtual, como Gabriela Pugliesi, Gabi Lopes e Maju Trindade.

A super estrutura e a mega produção do evento destinava-se não apenas a incentivar novas blogueiras e ajudá-las com dicas e orientações como também promover uma competição para ajudar as blogueiras em destaque com suas carreiras. O 1° lugar garantia um voucher do valor de R$ 2.000,00 de uma loja conceituada; um Iphone 6 e a possibilidade de assinar um contrato de marketing pessoal promovendo a vencedora nas mídias e um contrato de imprensa; totalizando em contratos R$ 70.000,00.

mbpic2

A musa fitnees Gabriela Pugliesi no evento Mundo das Blogueiras. (Crédito: reprodução).

Para o economista José Carlos de Carvalho (34) é necessário dar atenção à essas meninas porque elas estão movimentando muito dinheiro em diversas áreas e, portanto, é errôneo querer desmerecê-las sobre o pretexto de serem jovens ou não terem formação específica. “O campo da beleza sempre foi muito forte e as redes sociais só estão alimentando isso. Ou você acha que seus comentários são fúteis ou você cresce com elas”, completa ele.

Pra conhecer um pouco mais sobre essa nova profissão do mercado de trabalho conversamos com os donos de três canais diferentes que estão em ascensão atualmente: Costanza Who, Mundo Macho e o vlog da Nathalia Nakano. No bate papo os autores contam sobre suas inspirações, suas dificuldades e as pretensões para o futuro.

Confira as entrevistas na íntegra.

Abaixo seguem alguns exemplos de blogs famosos: