Nutricionistas alertam para os perigos de começar dietas rápidas que prometem milagres nesse verão.
O verão chegou e com ele vieram também os biquínis, os óculos de sol e claro, as dietas. O sol escaldante e as altas temperaturas dessa estação sempre aumentam a vontade de pegar uma praia, conhecer uma cachoeira ou nadar numa piscina. E se nenhuma dessas opções for possível, no mínimo tiramos as roupas mais frescas do armário. Qualquer coisa que diminua o calor e melhore o dia.
O verão é a época em que o corpo fica mais a mostra, e nem todos se sentem bem com isso. Em tempos de blogueiras(os) fitness estar satisfeito com o seu corpo e suas curvas é quase um desafio para muita gente. Assim diversas pessoas colocam metas para perder peso e estar mais “preparado” para essa estação.
A chegada de um novo ano também ajuda muito no processo de querer melhorar o corpo, visto que a virada nos dá a sensação de recomeço e logo, de mais uma chance para tentar de novo. Para a administradora Gabriela Milo (27) as promessas de réveillon são indispensáveis e seu principal objetivo para 2016 é voltar a pesar o mesmo que pesava na faculdade: “Quero perder 17 kg esse ano. Quero não, vou!”, enfatiza.
Para a nutricionista Letícia Cazani o pensamento positivo e determinado, como o de Gabriela, é o primeiro ponto que você precisa trabalhar se quiser ser bem sucedida na sua dieta. “Limitar as alimentações e começar uma rotina de exercícios é muito difícil para quem não tem costume. Mas não é impossível. O que precisa é querer de verdade, senão será tempo e esforço perdido”, explica.
Contudo é necessário ter cuidado. Cientes de toda essa busca por um corpo escultural (e da pressa para conquistar isso), muitas revistas e sites publicam dietas que se autodenominam “milagrosas” e que prometem a perda de quilos em pouco tempo e, que, no entanto, podem prejudicar mais do que ajudar.
Qualquer regime que retire da alimentação um determinado grupo de alimentos, a curto ou longo prazo, pode trazer consequências ao organismo. A escolha do que comer deve ser feita com muito cuidado justamente para que não falte nada do que seu corpo precisa, uma vez que esse não é o caminho que levará ao peso ideal. Ao contrário, a falta de nutrientes pode comprometer as unhas, o cabelo, a pele, os órgãos internos e também a sua disposição.
Prejudicar a saúde e a energia em detrimento de um ideal de corpo vai contra a principal vantagem de começar uma dieta: ter uma vida saudável. Logo, não vale a pena. A dona de casa Marcela Rebolla (33) se incentivou com a dieta de uma celebridade da qual é fã, e começou a seguir seus passos. Depois de 4 semanas notou que ficava extremamente cansada todos os dias, e que rendia menos nos seus afazeres. “Acho que demorou pra eu perceber que o problema era a alimentação. Na minha cabeça eu estava comendo melhor, ou era para estar. Fiquei relutando com essa associação porque não fazia sentido pra mim. Mas eu estava fraca e só sentia sono, uma hora entendi”, conta Marcela.
Para a nutricionista alguns regimes podem ser “traiçoeiros” e trazer todos os resultados menos o que se espera: “a dieta dos líquidos ou dieta das sopas por exemplo, pode não ser eficaz. Primeiro porque algumas pessoas se limitam a alimentos muito pobres em nutrientes o que já te prejudica, e depois porque esses alimentos são digeridos muito rápido e trazem a fome mais rápido do que se gostaria. O que pode te fazer comer mais vezes e até engordar ao invés de emagrecer”, explica Letícia.
Ademais resultados muito rápidos tendem a ser os menos duradouros. Normalmente as dietas que prometem milagres na balança podem te fazer ganhar todos os quilos que perdeu com a mesma velocidade. Esse famigerado efeito “sanfona” é muito comum entre as pessoas que já tentaram todos os tipos de regime. A maquiadora Roberta Torres (25) perdeu as contas de quantas dietas já tentou fazer para chegar no corpo que deseja, mas sempre se frusta ao perceber que não consegue manter os quilos perdidos: “engordar depois de ter emagrecido é mais decepcionante do que só estar gorda. Você começa a gostar do seu corpo e quando vê já está odiando ele de novo. Já tentei de todas as formas, mas não consigo sair desse ciclo”, afirma Roberta.
Para o nutricionista Felype Lemos isso acontece porque dietas rápidas não dão o preparo nem o tempo que o organismo precisa para se adaptar e estabelecer seu “novo funcionamento”. Nossos meios de defesa se ativam e não favorecem o que está sendo feito: “quando o corpo passa a receber menos do que está acostumado ele percebe isso. Então ele começa a se proteger acumulando as gorduras para que elas não faltem em momento nenhum. Por isso que ao voltar a comer da mesma forma que antes o peso vem mais rápido”, explica Felype.
Não tem jeito, para começar uma dieta nova o ideal é consultar um especialista e averiguar quais passos serão mais eficazes e saudáveis na busca por perder peso. Vale lembrar que essa dica é importante porque nossos metabolismos funcionam de maneira diferente e logo, é irrelevante o que funciona para os outros se seu organismo trabalha de outro jeito. Através de uma análise da rotina e da alimentação fica mais fácil saber qual será a forma mais efetiva e fácil de entrar naquela calça que está guardada no armário.
Porém, pensando que o verão já está aí, o Felype adiantou três dicas fundamentais que não fogem de dieta nenhuma e que podem te ajudar. Nesse verão “abuse das frutas, beba mais água do que o normal e pratique algum exercício”. As altas temperaturas tendem a nos desidratar mais rápido, por isso é importante que se beba muita água e mantenha o corpo hidratado para que ele funcione normalmente. E dos exercícios não tem como fugir. Fazem bem para a articulação, melhoram os níveis de colesterol no sangue, diminuem os riscos de doença e ajudam de maneira significativa todas as dietas que você quiser começar.
Para quem está preocupado também com o bronzeado procure frutas e legumes de cor laranjada, avermelhada ou verde-escuro, como por exemplo cenoura, manga, laranja, morango, melancia, tomate, pimentões etc. Esses alimentos são ricos em betacarotenos, ou seja, ajudam na formação de melanina, que por sua vez é a responsável pela cor da pele.
O estudante Marcio Nogueira (19) virou o ano prometendo duas coisas: “em 2016 vou ser malhado e bronzeado!”. O que falta na meta dele é só uma coisa: fazer isso de forma saudável. Tome cuidado com as dietas e foque na saúde, não o corpo.