Doação de sangue: ação de grande importância social

O mês de Junho é conhecido por incentivar as pessoas a doarem sangue no país

A doação de sangue no Brasil tem baixos números de adesão entre a população, com cerca de 1,4% dos brasileiros sendo doadores com frequência, segundo a OMS o ideal é um país ter entre 3% e 5% de doadores. O período que marca a metade do ano foi escolhido para representar a relevância do ato, pois nesta época o índice de estoque dos bancos de sangue em hemocentros e hospitais sofrem uma queda exponencial, e o Dia Mundial do Doador de Sangue foi escolhido para ser comemorado no país no dia 14 de junho pois coincide com o começo do inverno e o aumento nos casos de doenças respiratórias, fatores que diminuem a contribuição.

O estudante e doador Gabriel Santana comenta sobre a experiência de ter em sua rotina o ato de solidariedade: “você ajuda o banco de sangue e consequentemente as pessoas que dele necessitam; consegue dispensa do trabalho/escola/faculdade; e sobretudo se sente realizado em saber que pode ter salvado uma vida”.

A doação de sangue é indolor e uma bolsa pode salvar até 4 vidas. Foto: Reprodução Internet.

A Universidade Estadual Paulista (UNESP) tem o projeto nomeado “Doa Unesp”, que reúne os 23 campus que compõem a Liga Interuniversitária de Esportes Universitários espalhados pelo estado de São Paulo, com o objetivo de despertar o interesse da comunidade universitária. Em 2022 o processo irá acontecer no mês de agosto. Bianca Portezan faz parte da Associação Atlética Acadêmica da Unesp de Bauru e explica que o planejamento nesta edição é organizar um ônibus que saia do campus e vá até o hemonúcleo da cidade, o que facilita a ida e a volta dos estudantes. “Liberamos um formulário de interesse (https://forms.gle/G34DyehHHqSErDSUA) com algumas informações prévias para podermos entrar em contato com as pessoas interessadas durante o mês de Julho”, completa.

Em 2019 a média de arrecadação foi de 40 pessoas participantes. O sangue coletado é distribuído pelo hemonúcleo para hospitais e santas casas de oito municípios da região de Bauru e cada bolsa pode ser dividida em diversos componentes, como concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado, elementos que podem salvar vidas diferentes.

Os requisitos para se tornar um doador de sangue são:

• Ter entre 16 e 69 anos – menores de idade acompanhados de um responsável;
  • Estar bem alimentado e bem de saúde;
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Não estar com crise de doenças respiratórias quando for doar;
  • As vacinas de covid-19 devem levantar atenção – pessoas imunizadas com Coronavac devem esperar 48 horas; Astrazeneca, Pfizer ou Janssen só podem doar após 7 dias.

As vantagens de ser um doador de sangue no Brasil são muitas, dentre elas estão o direito a desconto de 50% em ingressos de atividades culturais e de lazer, lugares públicos e privados de conveniência (teatros, parques, feiras, estádios, cinemas e outros; cobertura nos gastos de deslocamento do doador até o centro de coleta; precedência ao agendar exames e prioridade em consultas médicas e odontológicas pelo SUS.

Alberto Borges

Estudante de Jornalismo na UNESP. Natural de Campinas/SP, atualmente em Bauru/SP. Ex-membro dos projetos da faculdade ACI FAAC e RUV Podcasts, com atuação profissional no momento como freelancer em assessoria e no portal Eu Atleta.

Você pode gostar também