Escreva para pesquisar

Entrevista: Presidente do Brazilian Militia comenta a turnê By Request

Compartilhe

Thiago Dias Moura é presidente do Brazilian Militia Local Chapter, fã clube oficial do Metallica no Brasil

Ana Luiza Martins

Qual é a sua relação com a banda e com o Brazilian Militia? 

Sou fã desde 2001, quando tinha 14 anos ao ouvir pela primeira vez a música “One”. Já fui a 12 shows da banda, 6 no Brasil, 4 no México e 2 na Argentina. Fundei o fã-clube junto com outros membros do The Metallica Club, fã-clube gerido pelo próprio Metallica. Sou Chapter Head, uma espécie de Presidente, do Brazilian Militia Local Chapter.

De que forma o público tem lidado com a frequência com que o Metallica tem vindo para o Brasil, já que nos últimos quatro anos já foram realizados seis shows da banda por aqui? 

Acho que da melhor maneira possível! Foram 11 anos de ausência (1999 até 2010) e isso fez com que os fãs mais fiéis continuassem a ouvir e a esperar pela volta da banda. O fanatismo e as melhores condições financeiras da população e dos contratantes também são fatores importantes para a volta de bandas como o Metallica.

Você acredita que a interatividade proposta pela turnê By Request atingiu os resultados esperados pela banda? 

Sim, com certeza! O Metallica é uma banda que gosta de inovar. Enquanto outras bandas fazem turnês remontando o passado, eles sempre tentam fazer algo que marque a história da banda e dos fãs. Mesmo nas comemorações de aniversários de álbuns como “Ride the Lightning”, “Master of Puppets” e “Black Album”, no setlist sempre têm músicas de diferentes épocas da carreira da banda, isso faz com que o fã fique sempre na expectativa de quais músicas serão tocadas no show. A turnê By Request foi uma grande sacada de marketing da banda, pois nos dias de hoje é muito difícil ganhar dinheiro com lançamento de álbuns e DVDs. O que é melhor do que você ter a chance de escolher as músicas que quer ouvir no show da sua banda favorita?! Eu tive a oportunidade de assistir ao show do palco e de anunciar uma das minhas músicas preferidas, “Creeping Death”. Eu nunca vi nenhuma outra banda fazer com que o fã seja parte tão integrante do espetáculo como o Metallica fez nessa turnê!

Baixista Robert Trujillo interage com fãs que tiveram a chance de acompanhar o show do palco. (Foto: Divulgação)

Baixista Robert Trujillo interage com fãs que tiveram a chance de acompanhar o show do palco. (Foto: Divulgação)

Como você vê a relação entre os fãs e a banda promovida pelo MetClub e também pela By Request? 

O MetClub faz com que os fãs se sintam parte do Metallica. Ter a chance de conhecer a banda, ter produtos exclusivos na MetStore e ter um fórum para conversar com fãs de todo o mundo são alguns dos benefícios que o MetClub oferece para seus associados. Os Local Chapters são uma extensão do MetClub. A turnê By Request além da interação com a banda, fez com que as discussões sobre as preferências de cada fã também viessem à tona, isso deu um ânimo a mais para todos participarem da votação.

É possível perceber mudanças nos shows de quatro anos atrás em relação ao que está sendo feito agora, ou o fato do setlist votado pelos fãs ser constituído por hits já executados no Brasil acaba mantendo as apresentações ao vivo em uma mesma estrutura?

Sim, a estrutura permanece a mesma e isso foi muito frustrante para mim. O show de São Paulo foi o meu 10° show do Metallica, em todos eles tocaram Master of Puppets, Nothing Else Matters, One, entre outras, e isso poderia ser mudado pelos fãs nessa turnê. Mas o Metallica tem um fenômeno curioso, a cada show mais pessoas vão ver a banda pela primeira vez! Jovens de 13, 14, 15 anos que querem ver os maiores clássicos serem tocados e isso é realmente uma coisa muito especial para uma banda com mais de 30 anos de carreira. Seguramente eles voltarão com a turnê do próximo álbum e teremos mais oportunidades de ver músicas “raras” serem tocadas, já que todos os clássicos foram tocados nessa turnê.

Tags::
Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam quis venenatis ligula, a venenatis ex. In ut ante vel eros rhoncus sollicitudin. Quisque tristique odio ipsum, id accumsan nisi faucibus at. Suspendisse fermentum, felis sed suscipit aliquet, quam massa aliquam nibh, vitae cursus magna metus a odio. Vestibulum convallis cursus leo, non dictum ipsum condimentum et. Duis rutrum felis nec faucibus feugiat. Nam dapibus quam magna, vel blandit purus dapibus in. Donec consequat eleifend porta. Etiam suscipit dolor non leo ullamcorper elementum. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Mauris imperdiet arcu lacus, sit amet congue enim finibus eu. Morbi pharetra sodales maximus. Integer vitae risus vitae arcu mattis varius. Pellentesque massa nisl, blandit non leo eu, molestie auctor sapien.

    1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *