Escreva para pesquisar

“Food truck” do povo

Compartilhe

Estabelecimento que funcionava no antigo lanchódromo se reinventa

Lanchódromo Bauru

Antigo lanchódromo de Bauru ficava na Avenida Nações Unidas, quadra 27 (Foto: Jornal da Cidade)

Provavelmente você já deve ter ouvido falar dos famosos “food trucks”, que começaram a se espalhar por Bauru e diversas outras cidades do Brasil a partir do ano de 2014. A maioria vende produtos com ingredientes de alto padrão de qualidade, o que ajuda a justificar o preço muitas vezes extorsivo. Mas você sabia que esse tipo de estabelecimento já existe há muito tempo?

Estamos falando de um local famoso em Bauru,  que acabou sendo fechado: o lanchódromo. Criado em 1991, na gestão do prefeito Antônio Izzo Filho, esse espaço, localizado na quadra 27 da Avenida Nações Unidas, já chegou a agregar 26 barracas de alimentação. Só que algumas barracas não tinham condições mínimas de higiene e, por conta disso, o lanchódromo foi interditado pela prefeitura em 2003, dando lugar ao Instituto Branemark. A partir daí, quem quisesse se alimentar pagando pouco teria que se deslocar até a Praça da Paz, que se transformou em uma espécie de “substituta” do lanchódromo.

Uma dessas barracas tem uma história interessante. O atual proprietário, Alexandre Lopes Pereira, conta que pouco antes do fim do lanchódromo o estabelecimento se mudou para um prédio alugado na própria Nações, mas foi por pouco tempo: “Em seguida, mudamos para a Rua Venezuela, também por pouco tempo, e acabamos fechando. Aqui na praça Gastão Vidigal (Praça da Hípica), funciona há quatro anos (desde 2014)”.

Alexandre ainda diz que o fechamento do lanchódromo foi ruim, “principalmente porque no final estava muito abandonado pela prefeitura e também pelos barraqueiros, que não cuidavam do local. Isso acabava afastando as famílias, por isso saímos um pouco antes”.

Mudanças

Com o passar dos anos, a concorrência ficou cada vez mais acirrada, principalmente com os “food trucks” que vendem alimentos mais simples, sem o toque “gourmet”. Tendo isso em mente, Alexandre optou por melhorar o cardápio, incluindo a apresentação dos produtos e o preço, “além de buscarmos outras alternativas, como o delivery”, complementa. Tudo com o objetivo de melhorar o atendimento e as vendas.

Um fato interessante é que além da clientela nova (como jovens, idosos e famílias), aos poucos os antigos clientes souberam que esse estabelecimento estava na Praça da Hípica (que surgiu em 2010 e tem uma área quatro vezes maior que a Praça da Paz). Segundo Alexandre, esses clientes retornaram “inclusive trazendo seus filhos, o que nos alegra, pois estamos atendendo uma segunda geração de clientes, incluindo os netos”.

Sobre o futuro do ramo onde atua, Alexandre diz que ele e seus funcionários procuram “trabalhar sério, garantir nosso sustento e esperamos crescer, continuar com bastante movimento. Todos precisam trabalhar, e nós geramos emprego e renda, o que é importante”.

Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam quis venenatis ligula, a venenatis ex. In ut ante vel eros rhoncus sollicitudin. Quisque tristique odio ipsum, id accumsan nisi faucibus at. Suspendisse fermentum, felis sed suscipit aliquet, quam massa aliquam nibh, vitae cursus magna metus a odio. Vestibulum convallis cursus leo, non dictum ipsum condimentum et. Duis rutrum felis nec faucibus feugiat. Nam dapibus quam magna, vel blandit purus dapibus in. Donec consequat eleifend porta. Etiam suscipit dolor non leo ullamcorper elementum. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Mauris imperdiet arcu lacus, sit amet congue enim finibus eu. Morbi pharetra sodales maximus. Integer vitae risus vitae arcu mattis varius. Pellentesque massa nisl, blandit non leo eu, molestie auctor sapien.

    1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *