Escreva para pesquisar

Mais uma vez, o Incrível Vado

Compartilhe

45 anos no palco, mais de 12.000 apresentações e Guiness World Record tornam o ator e diretor, Benedito de Souza, uma lenda.
Por Julián Vivas
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=A1xx5bngbXw]
A cortina se abre. No palco, um grande homem no mundo do teatro se prepara para entrar em cena. Só precisa de um sistema de som pequeno e iluminação, e ele incorporou mais de dezesseis personagens para chocar o público.
Por mais de cem minutos, com a ajuda dos versos de Castro Alves, o ator e diretor, Benedito de Souza, Vado, leva o público a uma incrível viagem através da história dos escravos no Brasil; uma odisséia cheia de heróis, lugares, emoções, barbaridades e outros fatos que ajudam a retratar os horrores da época da escravidão no país.
Esta adaptação teatral do poema “O Navio negreiro” virou 45 anos no palco, sem interrupção. Mais de 12.000 apresentações por todo o Brasil, em diferentes capitais das Américas, e em vários países da Europa e da África, ganhou o “World Record Guiness” pela produção mais longa de uma obra no palco, a nível mundial.
Em uma entrevista depois de sua apresentação com casa cheia na cidade Bauru, este nativo de Mogi Guaçu, São Paulo, falou sobre sua carreira no palco, e a importância de resgatar a cultura no tempo atual.
Por que você acha que é relevante “O Navio Negreiro” para a cultura brasileira?
Eu acho que a importância é que o Navio Negreiro convida a integração entre os povos, dá uma mensagem de amor, tolerância e, principalmente, ensina a história do meu povo, mensagem importante, especialmente agora que o Brasil ta passando por tempos difíceis. O Navio mostra a dor sofrida pelos escravos, e trazê-lo para o presente. É por isso que é necessário conhecer, porque e está cheio dessa história que precisamos e sem o qual  não poderia viver. 

Captura

“Venha, veja, você vai se surprender, sentir o teatro.” Vado. Foto: Julián Vivas


 
Que papel tem Castro Alves em sua vida?
Castro Alves é meu amigo, colega, está presente nas minhas orações, quando estou em apuros, eu digo me dar uma mão. Neste ser o que alguns chamam de “todo-poderoso”,eu chamo Castro Alves.
Sua grandeza me energiza, está comigo no palco, conversa comigo, me ajuda para representar cada um de seus personagens, só então pode dar vida a esse grande navio que é conduzido por ele.
Mais de 45 anos no palco  e três continentes visitados,  um Guinness World Record … O que te motiva a entrar no palco?
A vida é maravilhosa, todo mundo tem que começar a fazer alguma coisa, e eu escolhi fazer isso.
No entanto, existem alguns coincidências: Castro Alves escreveu Navio Negreiro em 1868, cem anos mais tarde, em 1968, eu, um pequeno ator, representaria o seu trabalho. E de lá só sei que ele e eu somos grandes amigos e falamos  diariamente. Ele e o público são as minhas grandes motivações.
Uma mensagem para quem ainda não foi imerso nesta Navio Negreiro:
Venha, veja, você vai se surpreender, sentir o teatro. Isso é fantástico, e tenho certeza que cada uma das palavras expressas aqui são aqueles que você tomar para o resto da sua vida.
Seu público mais jovem falou que foram  “completamente surpreso” que “são outros depois Navio Negreiro” que Vado é “um mestre do teatro”. A maioria dos adultos confessam “que nunca se cansam de ver esta peça de teatro”,  que embora eles tenham visto anos atrás, o artista tem a capacidade de se adaptar e trazê-lo à nossa maneira diária de uma forma  irreverente; porque isso é o Vado, um gigante no palco.
 

Tags::
Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam quis venenatis ligula, a venenatis ex. In ut ante vel eros rhoncus sollicitudin. Quisque tristique odio ipsum, id accumsan nisi faucibus at. Suspendisse fermentum, felis sed suscipit aliquet, quam massa aliquam nibh, vitae cursus magna metus a odio. Vestibulum convallis cursus leo, non dictum ipsum condimentum et. Duis rutrum felis nec faucibus feugiat. Nam dapibus quam magna, vel blandit purus dapibus in. Donec consequat eleifend porta. Etiam suscipit dolor non leo ullamcorper elementum. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Mauris imperdiet arcu lacus, sit amet congue enim finibus eu. Morbi pharetra sodales maximus. Integer vitae risus vitae arcu mattis varius. Pellentesque massa nisl, blandit non leo eu, molestie auctor sapien.

    1

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *