O espírito deliciosamente caloroso e livre de Morgana Bastazini

Não é difícil encontrar alguém que possa falar palavras bonitas sobre Morgana Bastazini. A Bauruense, de 53 anos, é conhecida pelo seu trabalho no ramo dos transportes e pela personalidade irreverente. Morgana é secretária por formação, e trabalhou por muitos anos dentro de um escritório, mas quando estava grávida da terceira filha as complicações durante a gravidez a obrigaram largar o emprego.
Depois de alguns anos, Morgana se separou do pai de sua terceira filha. Mais tarde, começou a namorar um carreteiro. O ramo dos transportes ganhou, então, alguém que sempre sonhou em ser caminhoneira. Junto de seu companheiro, transportava bobinas de aço para o Sul do país. Na época, ambos trabalhavam como carreto, mas ela foi obrigada a parar por conta de complicações no rim direito.
Atualmente, Morgana trabalha com sua característica Montana vermelha dentro de Bauru. Seus clientes são majoritariamente universitários, que a contratam para fazer o transporte de móveis nas suas mudanças e consequentemente acabam ganhando uma espécie de mãe provisória. Os filhos biológicos são apenas três, Juliana, de 35 anos, Jhonatan de 33 e Eleonora, de 20.
É com muito carinho que ela declara para quem quiser ouvir: “Quem mais me contrata são esses universitários que eu amo de paixão, que eu acabo adotando e colocando debaixo da minha asa”. Para quem está há muitos e muitos quilômetros da família — como é o caso da maioria desses jovens — encontrar alguém que se preocupe e se disponha a ajudar quando necessário é crucial.
 Para José, que cursa Design, ter alguém assim por perto em período de mudança era tudo que ele precisava, porque pode ser uma época muito estressante, mas graças a relação dos dois não foi. Segundo José, “Ela estabelece um vínculo que ultrapassa um simples serviço. Suas atitudes são honestas, gentis e dignas de uma pessoa com um coração enorme com muita paixão pelo que faz. Por isso que ela é tão querida por quem a conhece”.
Foram os traços empáticos de sua personalidade, inclusive, que estabeleceram uma amizade de anos com a pastora Maria Cristina. “A nossa igreja é uma igreja inclusiva, e ela se mostrou uma pessoa humana, sem preconceito. Pode chamar ela a qualquer hora, que ela tá disposta a ajudar, e isso foi o que me fez admirá-la mais, esse amor ao próximo.”, afirma Maria. Morgana não frequenta mais a igreja de Maria Cristina, mas a amizade das duas continua firme e forte.
Como dito no começo do texto, não é difícil achar alguém que queira falar coisas boas sobre Morgana. Ela é alguém que passa pela vida das pessoas deixando a sua marca e acolhendo quem precisa de colo. E, além dessa vantagem, é uma excelente profissional.
Suas habilidades como motorista foram testadas em 2016, durante um atentado.  Era uma sexta-feira a noite, por volta das 20h, quando entraram em contato com a Morgana para realizar um transporte. “Uma senhora desesperada pediu que fizesse o transporte de uma cômoda, porque o netinho dela nasceu antes da hora e as roupas estavam todas jogadas em cima de um colchão.”.
Morgana explicou o problema no rim direito e avisou que não poderia carregar a cômoda, e a senhora disse que não tinha problema porque a cômoda já estava na calçada e o irmão dela podia ajudar a erguer. Quando chegou, ela percebeu que a cômoda não estava na calçada e que não havia ninguém esperando.
Foi aí que percebeu que algo estava errado. A senhora saiu da casa dizendo que o irmão dela havia esperado, mas ela tinha demorado muito para chegar e ele tinha ido embora. Insistiu para que Morgana entrasse na casa para olhar a cômoda. Depois de negar, a mulher disse que ligaria para o irmão voltar. “Eu percebi que ela tinha voltado muito rápido, não tinha dado tempo de fazer um telefonema, ela voltou lá fora e disse que ele pediu pra esperar um pouquinho que já já voltava. Eu falei ‘Tá bom, então enquanto ele vem eu vou ali em cima no disk cerveja e pegar uma água.’”, conta Morgana.
Depois disso, tudo aconteceu muito rápido. A mulher pulou por cima do capô do carro para agarrar a direção, e tentou tirar a chave que já estava na ignição, ligando o carro. Enquanto as duas estavam envolvidas em um confronto braçal, uma segunda mulher saiu da casa armada e começou a atirar no carro.
Segundo os policiais que registraram a queixa, se Morgana não fosse uma motorista profissional ela não teria conseguido sair de lá com o carro. Depois de se livrar da mulher que tentava agarrar a direção, ela acelerou e por pouco desviou de uma das balas que entrou pelo vidro traseiro, ricocheteou no banco do motorista e saiu pelo vidro do passageiro.

WhatsApp Image 2019-06-14 at 20.13.09

Registro do vidro que foi atingido pela bala. (Foto: acervo pessoal)

A tentativa de assalto foi um episódio traumatizante, que afastou Morgana do trabalho por três meses. Atualmente, oito da noite ainda é cedo para finalizar os trabalhos, e a jornada diária da motorista pode ir até a madrugada, até a hora que alguém precisar de seus serviços.
Se conhecer Morgana Eliete Bastazini, vai se lembrar dela para sempre. Seja pela gargalhada marcante e contagiosa, pelas mensagens carinhosas, pelas fotos que ela faz questão de postar com todos os clientes nas redes sociais, pelos abraços calorosos ou puramente pela eficiência no volante. Ela é, de um jeito maravilhoso, inesquecível.

0 Comentário

1. Maria Cristina Fiorin junho 26, 2019

Se tem uma mulher que merece meu respeito e carinho e a minha amiga Morgana fico feliz em ver essa matéria publicada .Parabéns pra vc que fez esse lindo trabalho!