Conheça os principais destinos da Colômbia e as rotas mais interessantes do centro-oeste paulista.
Com a desvalorização do Real perante o Dólar, o número de turistas brasileiros que procuram por outras alternativas tem crescido estrondosamente. Assim, países não tão cobiçados antes, como os vizinhos sul americanos, vêm se tornando uma opção.
Na cidade de Bauru não foi diferente. Após a recente oferta de voos diretos entre Brasil e Colômbia, o número de viagens aumentou consideravelmente e cada vez mais conterrâneos procuram pacotes turísticos para o país vizinho.
Trazemos aqui algumas dicas de locais que podem interessar aos dois, facilitando o intercâmbio cultural Bauru-Colômbia.
Bogotá
Bogotá é a capital da Colômbia e apresenta o maior número de universidades (114), centros de pesquisa e grande oferta cultural, tendo enorme quantidade de museus, teatros e bibliotecas. Pontos que a tornam conhecida como a “Atenas Sulamericana”.
É a terceira capital mais alta na América do Sul, ficando atrás apenas de La Paz (Bolívia) e Quito (Equador).
Bogotá é uma das cinco capitais latino-americanas mais atrativas para investir.
Um dos pontos mais interessantes da cidade é o Páramo de Sumapaz, o maior do mundo. Além disso, em sua gastronomia não se pode deixar de degustar o ajiaco, uma espécie de sopa com batata e galinha.
No ano de 2007 a Unesco proclamou a cidade como a capital mundial do livro.
Cali
É a terceira cidade mais povoada da Colômbia e também é conhecida como a capital do ritmo musical Salsa. “La Feria de Cali” é o principal evento cultural na cidade.
Barranquilla
Quem visitar a cidade de Barranquilla no período do Carnaval não sentirá saudades do Brasil, afinal, o da cidade é considerado o segundo mais importante do mundo, perdendo apenas para o do Rio de Janeiro.
Cartagena das Índias
É o segundo principal destino colombiano, a cidade abriga diversas cidades em uma só. A mais conhecida é a cidade amuralhada, com diversas ruínas e construções bem preservadas, hoje abriga diversos hotéis e restaurantes super charmosos que atraem gente de todo o mundo. Fica as margens do mar do Caribe.
Cartagena é uma cidade associada com as lendas de piratas, pois ali foi aonde aconteceram diversos ataques por parte dos piratas vindos da Europa. Nela também têm as Ilhas de Rosário que fazem parte do Parque Nacional Natural Los Corales del Rosario e de San Bernardo.
Lagoa de Guatavita
Guatavita está a apenas 60 km de Bogotá, a capital do país. A lagoa, pertencente ao município de Sesquilé, é considera sagrada. Os índios da região a utilizavam como um lugar cerimonial no qual adoravam Chie, sua deusa da água. Essas grandes cerimônias deram origem à lenda de El Dorado.
Cabo dela Vela
Situado no extremo norte da América do Sul, na Guajira da Colômbia.
Imagine uma paisagem intocada pelo homem onde dunas e rochas cobrem um território tão grande que os nossos olhos não conseguem ver o final. Agora imagine essa paisagem derramar até ao mar do Caribe, incrível não?
Mas para conseguir a recompensa deve-se passar por um trabalho árduo, afinal, o caminho para chegar até o Cabo da Vela é difícil e longo, mas o esforço é recompensado com uma paisagem única, que poucas pessoas tem o privilégio de conhecer.
Parque nacional natural de Los Katíos
Encontra-se no noroeste da Colômbia nos departamentos de Chocó e Antioquia, perto da fronteira com o Panamá.
Foi criado em 1973 e foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994. No parque existem mais de 400 espécies animais, como a arara, a garça, o pato-real, o pica-pau e o tucano, que constituem 20 % da fauna do país.
Salto de Tequendama
Localizado na cidade de Soacha, a apenas 30 km ao sudoeste de Bogotá, o alto de Tequendama é um dos principais pontos turísticos da Colômbia. Com uma altura impressionante de 157 metros de altura que, após percorrer quilômetros pelas belas paisagens naturais da região, cai sobre um abismo rochoso em formato circular. A beleza da imponente queda d’água atrai milhares de turistas à região.
Os nevados da Colômbia
Os turistas também costumam ter como destino na Colômbia os nevados, montanhas cobertas por gelo que apresentam um visual deslumbrante.
O país apresenta seis nevados dignos de destaque, são eles: Sierra Nevada El Cocuy, Volcán Nevado del Ruiz, Volcán Nevado del Huila, Sierra Nevada de Santa Marta, Volcán Nevado de Santa Isabel e o Volcán Nevado del Tolima.
Da ponte pra cá
Por outro lado, a região de Bauru também tem atraído a atenção de turistas de várias partes da América do Sul. Algumas vezes como intercambistas, outras como visitantes temporários, muitos deles acabam não conhecendo as belezas da região por falta de conhecimento, como nos conta o estudante chileno Javier Garcia. Ele veio para Bauru para treinar na categoria de base sub-17 do Bauru Basquete e afirma que “estou aqui há quase dois anos e quase nunca fiz roteiros turísticos na região. Conheci só os lugares mais famosos, como o Parque Vitória Régia. Na maioria das vezes viajei para outros estados por falta de informação sobre os ‘picos’ da região. Nem os moradores daqui sabem direito as atrações que tem a sua disposição”.
Fazendo um levantamento rápido no site da prefeitura e de agências especializadas, podemos ver que realmente há uma defasagem nas informações sobre turismo em Bauru. Alguns pontos acabam ficando de fora por ineficiência da comunicação institucional. A cidade têm diversos locais que agradam os mais diversos tipos de público que acabam não sendo lembrados. Como o Museu Ferroviário, por exemplo, são desconhecidos até pela população local. O museu abriga peças que contam um pouco da história da região através do desenvolvimento da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. São máquinas e ferramentas usadas na época, como a locomotiva Maria Fumaça e outros utensílios para manutenção da extinta Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa), bem como documentos e registros de passageiros que ilustram o mar de gente que transitava pela região no trem que ia de Corumbá (MS) ao Porto de Santos. É um ponto recomendável para quem gosta de história ou quer conhecer as origens do desenvolvimento urbano na região.
Outro ponto que recebe diversos turistas por ano são os Jardins Zoológico e Botânico da cidade. Contando com mais de 250 espécies de animais, o Zoo é considerado o terceiro maior do estado e emana um clima familiar. Assim como o Jardim Botânico, é uma ótima pedida pra quem gosta de passeios tranquilos num clima ameno, proporcionado pela flora local. Ocasionalmente também recebem shows e concertos de diversos conjuntos musicais, do erudito ao choro. Ambos se localizam na saída para a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, próximo ao câmpus da Unesp. Você pode saber mais pontos turísticos da cidade aqui.
Porém, mais que a cidade de Bauru, a região no entorno também apresenta várias opções de lazer. Para os amantes de aventura, o que não falta é diversão. A cidade de Botucatu fica a menos de 100km da cidade sem limites e têm diversas opções de trilhas e cachoeiras para os amantes da natureza. A fazenda da Pavuna, por exemplo, é conhecida em todo o estado de São Paulo pelas deslumbrantes quedas d’água localizadas na propriedade. São pelo menos 5 catalogadas, sem contar as piscinas naturais. As trilhas apresentam níveis de dificuldade médios e difíceis, mas o visual ao final da caminhada sempre vale a pena. O guia turístico Vagner Alves se apaixonou por lá e há dois anos trabalha conduzindo visitantes pelo local. “Aqui é lindo. As cachoeiras mais conhecidas, como a Véu da Noiva e a da Pedreira atraem centenas de turistas todos os finais de semana. Eu venho para cá todos os dias de manhã, até quando não trabalho. Gosto de fazer trilhas alternativas e procurar por quedas não catalogadas, ficar em contato com a natureza faz bem para o corpo e para a mente”.
Podemos ver que a região de Bauru tem diversas opções para turistas. Apesar da falta de informação dos meios oficiais, como prefeituras e secretarias, é possível encontrar muitos roteiros não convencionais em sites especializados em turismo. O mais importante é lembrar que o mundo é cheio de lugares lindos para se visitar e aprender. Porque não começar na sua própria vizinhança?