Criadores de canais famosos na internet falam sobre suas trajetórias e o sonho de transformar suas publicações em profissão.
Arquitetado e escrito pela jornalista Marina Espíndola, o nome Costanza Who é uma homenagem a empresária e consultora de moda Costanza Pascolato, embora a mesma não tenha nenhuma ligação com o site. Com matérias mais completas e bem produzidas, o blog se destaca por fugir de assuntos rotineiros (como look do dia ou dicas de penteados) e apresentar conteúdos do universo da moda a qual não temos acesso, como desfiles, novas coleções, modelos, bastidores, etc.
Para quem se interessa por esse campo o blog pode ser um amparo muito útil para atualizações e novidades, uma vez que jornalisticamente apresenta matérias mais completas, bem como curiosidades e histórias que giram em torno desse universo.
JE: Quando o blog foi criado? De onde surgiu a motivação?
CW: O Costanza Who surgiu num período de frustração profissional. Eu estava no terceiro ano da faculdade e não conseguia encontrar nenhum estágio na área de moda, que era o que eu estava buscando. Fiz entrevista em milhares de lugares e nada dava certo! E nessa busca incessante eu percebi como tinha pouquíssima informação sobre a indústria da moda na internet. Quais as profissões, o que cada pessoa que trabalha com isso faz exatamente. Produtor executivo e produtor de moda, na minha cabeça, faziam a mesma coisa. Eu já tinha tido um blog uns anos atrás, então sempre tive essa afinidade com internet, e aí meio pra ocupar o tempo resolvi criar o CW. Quem sabe pra conseguir ajudar pessoas na mesma situação.
JE: Qual a média de visitas diárias? Qual a frequência de suas publicações?
CW: Super pouquinha, por enquanto. Eu tenho mais ou menos uns 10.000 pageviews mensais atualmente, e principalmente porque não consegui manter uma frequência boa nesse ano. Eu comecei a trabalhar como repórter na revista L’Officiel e o blog acabou sofrendo. Mas 2016 tem muita coisa legal pela frente!
JE: Quais as suas principais dificuldades no início? E atualmente?
CW: O começo é sempre mais difícil, porque tem toda uma parte de programação que não depende de você. Fiquei uns 6 meses entre planejamento e construção até colocar ele no ar. Atualmente, honestamente, é encontrar tempo de escrever. Isso porque eu sou muito autocrítica e não gosto de colocar nada no ar que não tenha a minha cara!
JE: Quais são as suas inspirações do mundo da moda?
CW: Nossa, difícil! Muito clichê falar da Costanza? Acho que o próprio nome já deixa isso bem claro. O que mais me inspira nela é a atitude. Você vê pelas entrevistas e pela própria trajetória profissional que ela nunca se deixou deslumbrar pelo glamour desse mundo, continua muito pé no chão e fazendo as coisas do jeito que ela acredita. Que é também meio que a missão do blog, mostrar que tem muito trabalho duro por trás de tudo que a gente vê.
JE: Você faz publicidade em suas publicações? Se sim, com que frequência? Já recebeu reclamações disso?
CW: Por enquanto, não. Mas mais por falta de oportunidades interessantes. Não sou nem um pouco contra, acho sim que dá pra fazer publicidade de uma forma inteligente e interessante para o leitor. Falta direcionamento e bom planejamento das agências, e um pouco de interesse real dos blogueiros.
JE: Qual é o assunto mais postado no seu blog/vlog? O que as pessoas comentam mais?
CW: Por incrível que pareça, o post mais acessado e comentado até hoje é um de 2013 em que eu conto a minha experiência profissional com jornalismo de moda. Isso que eu ainda estava na faculdade quando escrevi, ou seja, era quase nula! Acho que reforça o que eu disse: falta muita informação ainda!
JE: O blog/vlog é a sua atual fonte de renda? Se não, você trabalha para que um dia seja?
CW: O blog ainda não me dá um centavo (risos). Mas acho que em parte a culpa é um pouco minha, porque não vou muito atrás disso e também, as poucas propostas que recebi, não achei que estavam de acordo com o que eu queria. Mas está nos planos de 2016 que ele pelo menos se banque sozinho.
JE: Você trabalha sozinha nele ou possui ajuda de outros profissionais?
CW: O blog é 100% meu, fora a programação. Dito isso, eu tenho esporadicamente algumas colaboradoras, que se identificam com o conteúdo e escreveram algumas matérias mais pontuais.
Apesar de possuir o canal desde 2013, a estudante Nathalia Nakano não fazia propaganda de seu blog e poucas pessoas sabiam de sua existência. Entretanto, o sucesso de seus vídeos na internet começou a chamar atenção e já não tinha mais como esconder. Em setembro desse ano Nathalia deu uma entrevista para a revista Todateen e de lá pra cá já desistiu de esconder o sucesso de seu trabalho.
De dicas de penteados a DIY(Do it Yourself), Nathalia mostra um pouco de tudo com muito carisma e didática.
JE: Quando o blog/vlog foi criado? De onde surgiu a motivação?
NN: Criei meu canal do youtube no final de 2013, mas comecei a postar videos com frequencia mesmo no começo de 2014. Decidi criar o canal por diversos motivos, sempre gostei muito de maquiagem e qualquer coisa relacionada com moda e beleza e ao ver várias meninas trocando dicas sobre vários assuntos, achei que poderia contribuir com alguns truques que eu aprendi também.
JE: Qual a média de visitas diárias?
NN: Meu canal hoje possui 49 mil inscritos e em media possuo mais ou menos 29 mil visualizações por vídeo.
JE: Qual a frequência de suas publicações?
NN: Tento postar pelo menos um vídeo por semana, mas com a faculdade, final de semestre fica mais complicado.
JE: Quais as suas principais dificuldades no início? E atualmente?
NN: No início ninguém sabia que eu gravava vídeos, então minha principal dificuldade era gravar os vídeos sem ninguém perceber, aprender a usar o editor de vídeos do meu computador e vencer a timidez, porque conversar com uma câmera pela primeira vez pode ser uma coisa meio estranha. Atualmente enfrento outros tipos de dificuldades como por exemplo lidar com as publicidades e pagamentos, isso é uma coisa que eu preciso entender um pouco mais.
JE: Quais são as suas inspirações do mundo da moda?
NN: Sigo muitos blogs e youtubers que falam de moda e tem algumas em específico que eu me identifico bastante com o estilo, algumas delas são: TessChristine, clothesencounters, The lineup, etc. São todas youtubers e indico o canal de todas.
JE: Você faz publicidade em suas publicações? Se sim, com que frequência? Já recebeu reclamações disso?
NN: Já fiz algumas publicidades sim, mas não faço com muita frenquência, nunca recebi reclamações em relação a isso, mas também não aceito qualquer proposta. Tento selecionar bem os produtos que estão em pauta, testo a qualidade de tudo e vejo se tem alguma coisa a ver com o meu canal, se o produto for de qualidade e eu gostar, não tem porque não indicar para os meus seguidores.
JE: Qual é o assunto mais postado no seu blog/vlog? O que as pessoas comentam mais?
NN: O assunto mais postados acho que são os relacionados a cabelo e maquiagem e o que as pessoas mais pedem são vídeos de penteados e tour pelo quarto (risos). Os vídeos mais comentados no meu canal é um sobre penteados para quem acordou atrasado e outro de um projeto de artesanato sobre apanhador de sonhos.
JE: O blog/vlog é a sua atual fonte de renda? Se não, você trabalha para que um dia seja?
NN: Atualmente é a minha principal fonte de renda, mas não é um valor no qual eu conseguiria me sustentar sozinha. Trabalho com muito amor e gosto muito do que eu faço, espero muito que meu canal cresça ainda mais e que mais pessoas reconheçam o meu trabalho e espero sim que um dia eu consiga me sustentar com isso.
JE: Você trabalha sozinha nele ou possui ajuda de outros profissionais?
NN: Faço tudo sozinha desde a parte da filmagem como edição, postagens, publicação e divulgação nas outras redes sociais. Às vezes minha mãe me ajuda com algumas coisas, me dando opinião sobre a edição dos vídeos finais e falando algumas dicas, mas normalmente faço tudo sozinha, chega a ser bem trabalhoso, mas o resultado é gratificante, vale a pena todo o esforço.
Voltado exclusivamente para a moda masculina, o blog foi criado e desenvolvido por Leonardo Leal, vocalista da banda December, fundador da Right Here Company e formado em marketing. O site se destaca por atender a demanda que não é contemplada nos vídeos das blogueiras famosas: a do mundo dos homens.
Com dicas de sapatos, barbas, cabelos, produtos, etc., Leonardo fala sobre todas as coisas do universo masculino, desde cardaços coloridos a looks para usar no verão, mostrando dicas e novidades que podem fazer a diferença e melhorar o visual de todos aqueles que tiverem interesse nesse mundo.
JE: Quando o blog/vlog foi criado? De onde surgiu a motivação?
MM: Em Julho de 2012 comecei com o Blog Macho Moda e o Canal no Youtube em 2013, mas peguei firme nos vídeos a partir de 2015 mesmo. Como eu tenho banda, muitos fãs me perguntavam onde eu comprava minhas roupas, cortava meu cabelo, etc. Aí decidi criar um ambiente em que pudesse indicar essas coisas pra galera, mas começou a chegar em uma galera diferente, então comecei pegar firme a partir do 3º mês.
JE: Qual a média de visitas diárias?
MM: No Blog geralmente batemos a média de 7 a 8 mil visitas diárias.
JE: Qual a frequência de suas publicações?
MM: Todos os dias, de segunda a sexta! E domingo coloco vídeo novo no ar.
JE: Quais as suas principais dificuldades no início? E atualmente?
MM: No início era o contato com as marcas, pra passar mais conteúdo pros leitores e tudo mais. Hoje em dia é o tempo de responder todos os comentários, pois respondo todos no Blog, ai fica bem corrido no dia a dia.
JE: Quais são as suas inspirações do mundo da moda?
MM: Eu não me prendo muito não, to bebendo de várias fontes faz tempo, pois preciso ser um radar e captar tudo o que rola pra filtrar e passar pros leitores, mas sempre busco reforçar as inspirações no Mundo musical, com artistas, cantores, bandas, etc.
JE: Você faz publicidade em suas publicações? Se sim, com que frequência? Já recebeu reclamações disso?
MM: Sim, temos espaços pras marcas anunciarem sim, é isso que movimenta o Blog e me faz pagar as contas, né (risos). Mas sempre sou transparente com a galera, sempre saliento quando é publicidade dizendo que foi em parceria com a marca x, y, etc. Nunca tive grandes reclamações não, até porque eu faço uma curadoria até pros anunciantes, se não tem o perfil dos meus leitores, eu não aceito o anúncio.
JE: Qual é o assunto mais postado no seu blog/vlog? O que as pessoas comentam mais?
MM: Os que tem mais engajamento com a galera geralmente são os posts pra Cabelo e Barba, com dicas de cortes, produtos para usar, etc. Mas as tendências pra vestuário também bombam no Macho Moda.
JE: O blog/vlog é a sua atual fonte de renda? Se não, você trabalha para que um dia seja?
MM: Sim sim, trabalhava em agência de marketing e tive que largar pelo Blog, isso aconteceu já há 2 anos. Hoje minha fonte de renda é o Macho Moda e a Right Here, marca que sou fundador.
JE: Você trabalha sozinho nele ou possui ajuda de outros profissionais?
MM: Sozinho, todo conteúdo sou eu que escrevo, pesquiso, eu mesmo respondo os leitores nos comentários, converso com eles por email, faço a parte comercial, etc, etc, e muitos eteceteras… (risos)