Escreva para pesquisar

Entenda funcionamento da política no Brasil

Compartilhe

Por Heloise Montini
De dois em dois anos a conversa é sempre a mesma: eleições. Candidatos mostrando quem eles são, quem são suas famílias, seus planos de governo e atacando a política vigente. Além disso, há os diversos termos usados na política que as pessoas raramente usam ou conhecem, como, por exemplo, o que é uma coligação?
Pensando nisso, vamos apresentar aqui esclarecimentos sobre o sistema político brasileiro.

coligação

Uma coligação é feita entre duas pessoas, ou grupos, para alcançar um objetivo em comum. No caso da política, é quando dois ou mais partidos apresentam o mesmo candidato na eleição. Os partidos se unem pois o tempo durante o horário eleitoral gratuito é determinado pelo número de deputados que a coligação tem na Câmara dos Deputados: quanto mais deputados, maior será o tempo, de acordo com Ministério Público Federal (MPF)
o que muda
No projeto de reforma política, (leia na integra aqui) reeleição deixa de existir, para todos os cargos. Os prefeitos e governadores eleitos nas últimas eleições (2012 e 2014, respectivamente) poderão se candidatar à reeleição em 2016 e 2018. Essa medida não vale aos candidatos que já se reelegeram, como é o caso da presidente, Dilma Rousseff. Os próximos candidatos eleitos permanecerão 4 anos no poder, mas não poderão se reeleger. Em 2022 os mandatos começam a ter 5 anos.
Outra proposta é a proibição de financiamento de empresas aos candidatos, uma das principais propostas em discussão, ainda sem definição.
como acompanhar o trabalho
As leis de transparência e de acesso à informação permitem o cidadão brasileiro a investigar as ações dos políticos que os representam no Senado e nas Câmaras.
O acesso é mais simples do que parece. Para saber o que os Senadores fazem basta entrar na página do Senado (aqui) e buscar pelas informações que deseja, propor projetos de leis, acompanhar o orçamento e, claro, ter acesso aos senadores que são mais ativos.
O mesmo processo pode ser feito para investigar sobre os deputados federais e estaduais nas Assembleias Legislativa do respectivo estado e, também, na Câmara dos Vereadores de cada município.
O cidadão tem direito ao acesso a todas as informações no âmbito político podendo, caso não encontre a informação que busca, solicitá-la, tendo a certeza que a obterá com o respaldo da Lei de Acesso à Informação.
o que fazem
O deputado federal, segundo o TSE, são os responsáveis pela formulação das leis e pela fiscalização dos atos do presidente da República. Os senadores, além de fiscalizar e formular projetos de leis, podem processar e julgar “o presidente e o vice-presidente, os ministros e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, os ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União” (Informações doTSE).
mais informaçõesO Tribunal Superior Eleitoral e o Ministério Público Federal publicam cartilhas e documentos para que o candidato possa sempre se atualizar e aprender como melhor agir nas eleições. O cidadão deve estar consciente de seu papel social e se informar sempre sobre seus direitos e seus deveres políticos, só assim problemas que vão desde a corrupção à questões relacionadas ao dia-a-dia poderão ser solucionadas.

Tags::
Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam quis venenatis ligula, a venenatis ex. In ut ante vel eros rhoncus sollicitudin. Quisque tristique odio ipsum, id accumsan nisi faucibus at. Suspendisse fermentum, felis sed suscipit aliquet, quam massa aliquam nibh, vitae cursus magna metus a odio. Vestibulum convallis cursus leo, non dictum ipsum condimentum et. Duis rutrum felis nec faucibus feugiat. Nam dapibus quam magna, vel blandit purus dapibus in. Donec consequat eleifend porta. Etiam suscipit dolor non leo ullamcorper elementum. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Mauris imperdiet arcu lacus, sit amet congue enim finibus eu. Morbi pharetra sodales maximus. Integer vitae risus vitae arcu mattis varius. Pellentesque massa nisl, blandit non leo eu, molestie auctor sapien.

    1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *