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O problema da pavimentação bauruense e seu novo cenário político

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Os problemas de hoje da cidade dos buracos e as incertezas do cenário politico
Por Rodrigo Pinheiro
Os moradores da cidade vivem há quase duas décadas uma constante, os buracos das ruas de bauru atrapalham a todos.  Seja pelo impacto das chuvas do período do verão, ou pelo desgaste que ocorre normalmente com o tempo. Segundo a secretaria de obras, a cidade já acumula mais de 5 mil buracos, recebendo em media 90 queixas por buracos diariamente. A cidade, nos últimos anos, provou não possuir estrutura para tratar da situação. Sem contar os buracos deixados pelos reparos das vias de esgoto feitos pelo DAE (departamento de água e esgoto). O secretario de obras de Bauru, Sidnei Rodrigues problematiza a questão: “A decisão do prefeito é de que a nossa pasta tem que arrumar tudo. Não importa se é de responsabilidade do DAE ou não. Se não precisássemos cuidar dessa parte, a gente daria conta”
 
Em entrevista recente ao repórter Lucas Mendes, o prefeito Rodrigo Agostinho afirmou que não é possível resolver a fundo o problema, “A única coisa a ser feita é tapar os buracos. Tivemos fevereiro inteiro de chuvas, dos 29 dias do mês choveu 21, o solo de Bauru é muito fraco, é um solo frágil, e encheu a cidade de buracos. E o mês de março inteiro os funcionários estavam parados em greve, então agora dentro do mês de abril estaremos trabalhando pra tapar os buracos. Não tem muita mágica nisso.”  Aqui é possível entender melhor sobre a formação de buracos no asfalto.
Nações Unidas
A principal avenida da cidade enfrenta, além dos buracos, outro problema mais grave, os alagamentos. Basta chover forte para que as enchentes e enxurradas atinjam a região ocasionando estragos no asfalto e calçadas, atrapalham o trânsito, danificam automóveis e causam até mesmo a morte. Para a engenheira ambiental Marcela Mattos de Almeida, uma das propostas possíveis é aumentar a quantidade de árvores com copa grande na avenida. Segundo ela. O que causa as enchentes e enxurradas se deve, principalmente, pela são a impermeabilização abusiva do solo que impossibilita a infiltração das águas das chuvas , “Árvores frondosas são capazes de reter mais de 80% da chuva que cai sobre elas, além disso, auxiliam na recarga hídrica. A arborização planejada auxilia na recarga hídrica por infiltração superficial e profunda no solo e ainda contribui para a economia de dinheiro público, já que atua na conservação asfáltica, reduzindo a temperatura e a dilatação e contração que causa as trincas, garante a engenheira.” Nos períodos das chuvas fortes, a Defesa Civil realiza a Operação Verão. Nela, diversas ações são desenvolvidas com o objetivo de evitar ou minimizar os estragos causados pelos temporais. Cancelas e placas informativas foram instaladas na cidade.
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imagem: G1
PAC da pavimentação
Em Março desse ano a cidade firmou um convenio junto ao ministério das cidades no valor aproximado de R$ 40 milhões, nesse acordo com o PAC da pavimentação, o programa de aceleração do crescimento do governo federal. Foi previsto ao todo, a pavimentação de 704 quadras padrão de asfalto na cidade, além de guias, sarjetas, galerias de águas pluviais e rampas de acessibilidade. Ouça o que o líder do governo na Câmara, vereador Markinho da Diversidade disse à época do inicio das obras:
https://soundcloud.com/jornalismo-94fm-721543020/markinho-da-diversidade-7
Segundo a prefeitura, as obras do PAC estão acontecendo, é possível acompanhar o andamento das obras aqui.
Entretanto, com a recente mudança de governo, criou-se um cenário de incerteza com relação às obras do PAC, Em reunião recente com ministros da área de infraestrutura, o presidente Michel Temer pediu que fossem analisadas duas mil obras inacabadas com o valor de até R$ 10 milhões, “Todas as obras de até R$ 10 milhões serão objeto de avaliação para a retomada. Obras que não têm licença, que foram embargadas, todas que não tiverem impedimento serão retomadas para a conclusão, de forma que se reduza de maneira significativa o número de obras que estão se deteriorando pelo país” disse após a reunião o ministro do planejamento Dyogo Oliveira.  O montante aproximado de obras que se encaixam nesse critério é de R$ 2 bilhões. Serão contemplados projetos de infraestrutura em áreas como rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, eletricidade, urbanização e mobilidade, dentre outros.
http://imguol.com/c/noticias/99/2016/06/27/27jun2016—o-presidente-interino-michel-temer-pmdb-faz-reuniao-com-ministros-do-nucleo-do-nucleo-de-infraestrutura-do-governo-no-palacio-do-planalto-em-brasilia-participam-da-reuniao-os-1467037840121_956x500.jpg
imagem: UOL
Futuro
O término das obras de pavimentação esta previsto para o final de 2017, nesse ano a previsão é que faltem 250 quadras para serem pavimentadas. A cidade passou recentemente por eleições municipais e dois candidatos disputarão o cargo no segundo turno e será disputado entre os candidatos Clodoaldo Gazzetta (PSD) com 45,53% dos votos e Raul Gonçalves com 30,61%(PV).  O asfalto, sendo uma grande reinvidicação dos moradores de Bauru, será um tema relevante nas propostas e debates dos candidatos. Para Raul do PV, “Dependendo da situação, é muito melhor implantar uma camada de um centímetro de asfalto sobre a via do que ficar tapando buracos. Mas não dá para fazer isso em ruas com 15 casos de vazamentos no período de dois anos. Eu fiz o levantamento e existem casos assim, especialmente no Mary Dota e no Nobuji. A cidade foi toda asfaltada, mas o que deveria durar 20 anos está parecendo um queijo suíço. Essa minha proposta não é trabalho para um prefeito só. Mas temos que criar procedimentos para serem seguidos”.

imagem: divulgação
Já Gazzeta, Candidato do PSD aposta na criação de subprefeituras com equipes de trabalho e maquinários próprios. “De fato, faltou recuperar o asfalto vencido e são muitos desafios colocados, como a duplicação da via que dá acesso ao Mary Dota. Vamos acessar todas as possibilidades de verbas e pensar no desenvolvimento regional. Temos poucos deputados que nos representam de forma ativa. Vamos exercer pressão política e liderar esse movimento de prefeitos para que os governos percebam a região com outros olhos”. O Candidato comenta também sobre a necessidade de obtenção recursos para as obras de macrodrenagem da Nações Unidas. Em valores atuais, o custo estimado das intervenções é de R$ 240 milhões.

imagem: divulgação

Redação

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