Empresas juniores impactam a economia na cidade de Bauru

Conheça um pouco mais do movimento júnior que além de ajudar micro e médios empresários, ajudam na formação de jovens

Gabriella Brizotti

Que a universidade oferece serviços para toda a comunidade não é novidade, serviços médicos, odontológicos e psicológico são os mais conhecidos, mas o que poucos sabem, é que as universidades também oferecem serviço empresarial. Para isso existem as empresas juniores, na qual oferecem seus trabalhos de diversas áreas, com um preço menor que o do mercado. Para o lado dos estudantes, esse tipo de empreendimento gera aprendizado e chance de botar em prática o que aprendeu na sala de aula. Já para o lado da cidade e até do país, as chamadas “EJ’s” tem grande influência na economia.
Juniores em Bauru
A cidade de Bauru é bastante conhecida por ter uma economia diversificada, segundo o site Portal Cidades Paulistas, os principais ramos que geram dinheiro para a cidade é a agropecuária, com 7,2% de toda a produção do estado de São Paulo e também o parque industrial, abrigando 30% das produções industriais paulistas. Mas além disso, mesmo que pouco, outro setor também mexe com o lado financeiro da cidade: As empresas juniores.
Em Bauru existem atualmente cerca de 10, sendo todas da Unesp Bauru. As empresas são voltadas para as áreas de comunicação, engenharia, biologia, sistemas de informação/ciência da computação, educação física, dentre outras.
Comunicabilidade
No ramo de comunicação, podemos encontrar a RPJúnior e a Jornal Júnior, que assim como o nome já diz, tratam da área de relações públicas e jornalismo.
A presidente da Jornal JR, Lígia Takau comenta como funciona o empreendedorismo dessas empresas “Nosso produto impacta a sociedade bauruense porque acaba trazendo uma acessibilidade maior para os pequenos empreendedores, porque o nosso foco é o micro, pequeno e médio empreendedor, e como cobramos um valor 40% abaixo do mercado, um valor mais acessível, a gente acaba tornando essa experiência de ter acesso aos nossos produtos mais acessível. Então, empreendedores que querem colocar sua ideia em prática no mercado, estão querendo alternativas dessas formas de trabalhos tão tradicionais, portanto com acesso aos nossos serviços, eles acabam promovendo melhor a imagem dele, trazendo mais clientes para o seu negócio”
Oferecendo serviços de gestão de mídias, ensaios fotográficos e cobertura de eventos, a empresa é composta 100% por estudantes e por isso, não pode cobrar um valor de uma empresa senior, composta por pessoas já formadas.
Com os bons trabalhos apresentados, as empresas possuem um bom relacionamento com a população bauruense, Gabriel Bonato, é o presidente da RPJunior e analisa “As pessoas que conhecem a gente na região de Bauru, nos consideram uma empresa que consegue conciliar um bom trabalho, é uma relação interessante, porém ainda precisamos de mais visibilidade dentro da população”
Segundo o site FolhaPE Economia, no Brasil os pequenos e médio empreendedores representam 27% do produto interno bruto (PIB) e 60% dos empregos do país, apesar dos bons números, muitas micro e médias empresas não possuem um bom poder aquisitivo em seu início, portanto encontram nas EJ’s a oportunidade de investir em seu negócio.
A proposta é boa, porém o engajamento com o público precisa ser um pouco melhor, pois não são todos que conhecem essa área de empreendimento, talvez uma melhor divulgação dos serviços prestados facilitaria a vida dos empresários e também das juniores. Com esse engajamento em alta, tranquilamente a economia da cidade iria girar com mais fluidez.
Construindo laços
Além da comunicação, outra empresa junior de renome na cidade de Bauru é a Pró Júnior, organização no ramo de engenharia e arquitetura. Atuando nas seguintes áreas Casa e Construção, Desenvolvimento Comercial, layout, mapeamento de processos, desenvolvimento de máquina e tecnologia e inovação, através do desenvolvimento de aplicativo, energia solar e reaproveitamento de água.

24796474_1453783708072020_6349758350806467182_n

Foto: Pró Junior

A presidente Mirella Precinotto acredita que a Pró é a responsável por “levar as inovações presentes na universidade para o mercado de trabalho” e que a presença da empresa na cidade de Bauru é fundamental para “A realização dos projetos visam solucionar problemas e realizar projetos para empresas de Bauru, assim alavancando seus resultados e consequentemente sua economia”. Cerca de 45 alunos, dos cursos de engenharia e arquitetura fazem parte da empresa na área de projeto, e estudantes de comunicação atuam na parte administrativa e comunicacional da empresa, que hoje é reconhecida pela área que atua.
Todo o dinheiro recebido pelo trabalho realizado é voltado diretamente para a organização, como melhorias, investimentos em cursos e aprendizagem, não retornando para salário dos membros.

Você pode gostar também