Escreva para pesquisar

Feliz ano novo… ou seria mais um ano velho?

Compartilhe

3…2…1…Feliz 2020! E começou mais uma década. 

Por Beatriz Vercesi Bethlem

Novos tempos, mesma rotina. Acorda. Toma café. Escova os dentes. Pega trem, metrô, busão. Caminha mais um pouco até o trampo. Ufa, agora o dia começou. Abre computador. Responde email. Mexe na planilha. Fofoca com o colega de trabalho. Responde mais emails. Almoço. Que fome! Aglomeração no restaurante. Conversas. Risadas. Café. Escova os dentes. Já se foi metade do dia. Emails. Planilha. Reuniões. Responde um último e mailemail e é preciso correr, o busão da faculdade já vai passar. No caminho um livro, se a preguiça bater um podcast. Cheguei no campus. Amigos. Risadas. Conversa. Jantar. Vamos para sala, já vai começar a aula. Oi, professor. Tchau, professor. Tem um pessoal reunido no bar aqui perto, vamos? Vamos. Toma uma. Preciso ir, amanhã acordo cedo.  

Que sono! Só queria poder trabalhar em casa hoje. E a rotina se repete. O final de semana com aglomeração é tão bom! Mas os dias de semana também. As risadas no almoço são tão divertidas. O contato nas reuniões e na aula são tão importantes. O empurra empurra no ônibus… bom, esse nem tanto, mas aquela pessoa que sorriu para mim no meio da multidão, que saudades dela! 

De repente, tudo acabou. Se escondam, sair na rua é perigoso. Não tem mais transporte público, mas também não tem mais risadas no almoço. Não tem mais a preguiça de sair em um dia chuvoso, mas não tem mais os happy hours. Não tem o tempo perdido na locomoção, mas também não tem mais o abraço do amigo. 

Ainda bem que temos tanta tecnologia ao nosso redor. Acho que a pandemia veio pra melhorar o mundo. Vamos aprender a ser mais solidários e a usar a tecnologia a nosso favor. Não tem festa, mas a gente faz nossa festa online! #FicaEmCasa e vamos salvar vidas juntas. Uns pelos outros o mundo vai se unir. 

Está acabando comida no mercado? Como as pessoas são egoístas! Será que devo estocar também? Acho que vale comprar mais um pacote de arroz.

As crianças estão fora das escolas, mas a internet está aí justamente para que elas sigam aprendendo. Professor, não escuto, minha internet está ruim. Cadê fulano? Ele não tem computador. E celular? Não tem dados móveis. Bom, depois eu vejo sobre ele, vamos focar em quem está aqui. Não vamos cancelar ENEM, estamos estudando para isso, quem quer dá um jeito. ENEM cancelado. Já não bastava as cotas, tenho que ser prejudicado só porque tem gente preguiçosa? 

Mas calma, o novo normal vai ser melhor. O novo normal vai ser tecnológico! Mas no momento, temos que ficar em casa. Eu não tenho casa. Bom, ai não posso fazer nada, mas vou fazer uma live sobre meditação para ajudar as pessoas. 

Estude. Faça curso. Leia um livro. Acompanhe as notícias. Se exercite. Você está em casa, não tem desculpa para não se aperfeiçoar. Ansiedade? Nada disso! Preguiça. 

E se o vírus for chinês? Faz sentido! É única explicação. Estão querendo derrubar o governo Bolsonaro. Os números são falsos para parar a economia. Eu vou é pra rua, se o presidente vai eu vou com o mito. 10 morte. É uma gripezinha. 10 mil? Sou Messias, mas não faço milagres. 144 mil famílias choram a morte de pessoas queridas. Use máscara. É meu direito não usar! 

João Pedro. Estava em casa. Foi morto por dois disparos por aqueles que deveriam o proteger. Mas #FicarEmCasa não é o mais seguro agora? George Floyd. Não consigo respirar. Black Lives Matter. Vamos para rua, não é mais aceitável isso! O mundo se uniu, acho que o racismo vai melhorar agora! Miguel. 5 anos. Negro. Caiu do nono andar por negligência da patroa da mãe. Branca. Mas não era para Miguel e sua mãe estarem em casa no meio da pandemia? A fome mata antes. E a patroa, que tem vários fotos do cachorro no Instagram, não sabe passear com ele. Preciso da minha empregada. 

Vamos aproveitar que a mídia só fala da pandemia e vamos passar a boiada. O que é a boiada? Pantanal em chamas. E o futuro das crianças? Algumas, como o Miguel, não vão chegar nem a ver. Melhor reformular: e o futuro das crianças brancas? Não podemos destruir o meio ambiente. Bando de vagabundos! Acabou a harmonia e separação dos poderes. 

Estados Unidos barrou respiradores que iriam para o Brasil. Trump anuncia que irá suspender financiamento dos EUA à OMS. Hospitais de campanha superfaturados. Cadê os respiradores que nunca chegaram? Têm pessoas morrendo. 

Laranja com chocolate é bom? Para Flávio parece ser a combinação perfeita. Mas a família Bolsonaro segue intacta. Adora um Prato Feito. Come tudo: laranja, chocolate, PF. E pro povo? Nada. Estamos de volta no mapa da fome.   

O futebol voltou. O bar voltou. As praias estão lotadas. E as aulas? “O Brasil pagará caro por escolher abrir bar antes de escola”. 

Março. Abril. Maio. Junho. Julho, Agosto, Setembro, Outubro. Já? Estou com medo. Qual a perspetiva?. Quantos mortos teremos? A democracia está ameaçada. Black Lives Matter apenas na hashtag. A boiada está passando e não tem nada que possamos fazer. Cansei! Preciso sair.  Olha aquele cara sem máscara. E aquele também. Está difícil achar pessoas usando máscara. 

O novo normal não seria melhor? Mais solidário, justo e empático. Menos desigual. Acho que me enganei. É cada um por si. A sociedade da informação cresceu. Achei que antes consumíamos muito informação. Agora só aumentou. É ligação de vídeo para trabalhar, para ir para aula, para encontrar os amigos, para namorar. Estamos mais conectados. Estamos tão distantes. Como eu me sinto sozinha! Sozinha? Esse vírus nem existe, vem pra praia. Verdade, como sou boba. 

Me pego lembrando. 3…2…1….Feliz 2020. Uma nova década. Calma, lembro de um amigo falando que a década só se inicia em 2021. Ufa! Não foi um novo começo ruim. Só um final péssimo. Ano que vem temos a chance de recomeçar.

E dessa vez, eu tenho certeza: seremos mais solidários, justos e empáticos! 

Dessa vez, eu tenho certeza: vamos usar a tecnologia para nos aproximar! 

As revoluções tecnológicas só trouxeram coisas positivas. Vai tudo melhorar. Vamos consumir mais. E a desigualdade social? Ah, isso não é problema meu, só sei que o carnaval (no meu clube particular) não pode ser cancelado. 

3…2…1….Feliz 2021! Agora vai dar tudo certo. Comprei um vestido coral, a cor do ano.

Redação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam quis venenatis ligula, a venenatis ex. In ut ante vel eros rhoncus sollicitudin. Quisque tristique odio ipsum, id accumsan nisi faucibus at. Suspendisse fermentum, felis sed suscipit aliquet, quam massa aliquam nibh, vitae cursus magna metus a odio. Vestibulum convallis cursus leo, non dictum ipsum condimentum et. Duis rutrum felis nec faucibus feugiat. Nam dapibus quam magna, vel blandit purus dapibus in. Donec consequat eleifend porta. Etiam suscipit dolor non leo ullamcorper elementum. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Mauris imperdiet arcu lacus, sit amet congue enim finibus eu. Morbi pharetra sodales maximus. Integer vitae risus vitae arcu mattis varius. Pellentesque massa nisl, blandit non leo eu, molestie auctor sapien.

    1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *